40 marcas portuguesas vão estar em Itália na feira Salone del Mobile Milão
Itália é a próxima paragem das empresas portuguesas da Fileira Casa, que inclui os sectores do mobiliário, iluminação, têxtil-lar, cerâmica ou tapeçaria. São 40 marcas nacionais a apresentar-se na feira Salone del Mobile, em Milão.
O evento que decorre entre os dias 16 e 21 de Abril, e que será palco para que as empresas apresentem as suas mais recentes propostas num dos maiores eventos de design do mundo, que reúne milhares de players deste sector.
Depois de em 2023 ultrapassar em 10% os valores de exportação registados no ano anterior e em 24% os números relativos a 2021, as marcas e associações nacionais continuam a trabalhar para que o design português conquiste cada vez mais espaço nos mercados externos. Recorde-se que este ano as empresas nacionais já passaram pela IMM Cologne (Alemanha), a Maison & Objet (França), a Intergift e a Feria del Mueble de Zaragoza (Espanha), rumando agora à Salone del Mobile, sob a liderança da APIMA - Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, para promover as suas mais recentes propostas no certame.
Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA, reforça: “A Salone del Mobile é indubitavelmente um certame de referência para as empresas portuguesas afirmarem a sua expertise, inovação e qualidade. A cada ano somos surpreendidos com a evolução das suas propostas, cada vez mais reconhecidas nos principais mercados. Mesmo com a instabilidade política vivida e com duas guerras na Europa e no Médio Oriente, 2023 foi um ano de crescimento transversal neste cluster, pelo que este ano é importante continuar a apostar em eventos de valor acrescentado para reforçar o posicionamento das nossas empresas nos mercados externos”.
A 62ª edição do Salone del Mobile Milano 2024 arranca a 16 de Abril sob o lema: "Where design Evolves”. Os eventos reunirão mais de 1900 expositores, incluindo 600 jovens talentos com menos de 35 anos e 22 escolas de design. Trata-se de uma oportunidade de a delegação portuguesa mostrar o seu potencial comercial e estreitar relações com profissionais, clientes atuais e potenciais, com vista ao aumento do volume de exportações em diferentes mercados.