A Cidade dos 15 Minutos defende a criação de núcleos urbanos compactos, densos e verdes, onde os serviços essenciais — habitação, escola, trabalho, saúde, comércio, lazer — estão acessíveis num raio de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Opinião de Gonçalo Carvalho Miguel, da Laplace Real Estate Intelligence.
Segundo o Instituto BIOMA e a Sanitas, aumentar em 30% a presença de árvores nas cidades poderia evitar mais de 2.600 mortes por ano na Europa.
O EasyPark Group, juntamente com Flowbird, Parkopedia, RingGo, ParkMobile e outras marcas, adopta nova identidade corporativa sob o nome Arrive, com o objectivo comum de tornar as cidades mais habitáveis.
Seria trágico que, em pleno século XXI, os Portugueses continuassem a migrar apenas para as grandes cidades ou para o litoral, quando a tecnologia lhes dá as ferramentas para trabalhar em qualquer lugar. Opinião Francisco Mota Ferreira.
Uma cidade sustentável não é um luxo escandinavo, é um plano possível, desde que haja vontade, critério e algum bom senso. Opinião de Paulo Brehm, consultor de sustentabilidade.
A Ordem dos Arquitectos divulgou hoje um documento dirigido aos partidos políticos, em plena pré-campanha eleitoral, propondo soluções para problemas nacionais da habitação, planeamento urbano...
É crucial a integração de tecnologias de informação avançadas e inteligentes no setor da construção e do imobiliário para o desenvolvimento de cidades mais resilientes, sustentáveis e centradas nas necessidades e preferências dos cidadãos. Opinião de Bruno de Carvalho Matos.
A 7.ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, que decorrerá entre 02 de Outubro e 08 de Dezembro, vai lançar perguntas sobre o impacto das cidades no mundo.
Este é o segundo de uma série de três relatórios que analisam a actual crise habitacional portuguesa. O estudo é promovido pela associação "Causa Pública".
A Câmara Municipal de Setúbal procede, ao longo do ano de 2025, à limpeza de "tags" e rabiscos em mobiliário urbano do concelho.