O HousingAnywhere International Rent Index by City para o 4º trimestre de 2024 revelou um aumento de 3,1% nos preços das rendas em toda a Europa face ao ano de 2023. Apesar deste aumento, a taxa de crescimento registada no 4º trimestre foi a mais baixa dos últimos anos.
Em 2024, as características mais procuradas pelos utilizadores em Portugal na plataforma de arrendamento de médio prazo da Europa, HousingAnywhere, são casas pet-friendly.
Tanto em Lisboa como no Porto, existe uma diferença de aproximadamente 400 euros entre o custo das rendas e as expectativas dos inquilinos. Apesar desta semelhança nos valores, as cidades estão a seguir diferentes tendências, indica a HousingAnywhere.
O Index Internacional de Rendas da HousingAnywhere regista um aumento anual das rendas de 4,3% em 28 cidades europeias, igualando o ritmo do último trimestre.
Em Portugal, a diferença entre preços das rendas e expectativas dos inquilinos é superior a 20%, revela o Rent Gap Monitor da HousingAnywhere.
A maioria dos jovens que consideram Portugal como a sua próxima casa são oriundos dos Estados Unidos da América, França e Espanha, indica a HousingAnywhere, que revela ainda que menos jovens brasileiros estão à procura de alojamento no nosso país.
O International Rent Index da HousingAnywhere para o segundo trimestre revela um aumento anual de 4,3% nos preços das rendas na Europa, medido em 28 cidades europeias.
HousingAnywhere acaba de divulgar a mais recente edição do estudo Rent Gap Monitor, que avalia as discrepâncias entre o valor da renda e as expectativas dos inquilinos em várias cidades europeias.
O Porto tem uma das taxas de disparidade mais baixas da Europa, com apenas 12,1%, mas registou o maior aumento em relação ao ano passado.
O relatório, que analisa as disparidades de rendas em 23 cidades europeias, mostra que Lisboa e Porto apresentam discrepâncias de 30,2% e 12,1%, respectivamente.