
Luís Nobre, presidente da CM de Viana do Castelo.
Viana do Castelo investe 8,5 milhões na construção de 64 habitações a custos controlados em Darque
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a adjudicação da construção de 64 habitações a custos controlados em Darque, num investimento de 8,49 milhões de euros e com um prazo de execução de 720 dias.
A empreitada, adjudicada após concurso público internacional, prevê a construção de apartamentos de tipologias T1, T2 e T3, distribuídos pelos lotes 66/81, na vila de Darque.
O projeto integra o Programa Integrado de Habitação do município, destinado a facilitar o acesso à habitação própria por famílias jovens e agregados da classe média, com rendimentos mensais entre 1.700 e 3.000 euros, através da venda de imóveis a preços inferiores aos praticados no mercado.
A intervenção inclui também a requalificação do espaço público envolvente, numa zona que, segundo o presidente da Câmara, Luís Nobre (PS), se encontra desqualificada há várias décadas.
O município prevê ainda desenvolver habitação a custos controlados em São Romão de Neiva, através da criação de 18 lotes habitacionais, com tipologias T2 e T3, no lugar de Três Marcos.
Estes projetos complementam os investimentos realizados no âmbito da Estratégia Local de Habitação e do programa 1.º Direito, apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a autarquia, estas iniciativas representam um investimento de cerca de 51 milhões de euros no concelho, abrangendo 641 agregados familiares, dos quais 457 através de investimento direto municipal.















