UBBO Shopping Resort é ‘exemplo’ em gestão e sustentabilidade
O UBBO Shopping Resort, um dos maiores espaços comerciais da área da Grande Lisboa, propriedade da AXA IM Alts e gerido pelo Eurofund Group e CBRE, acaba de obter a classificação mais alta da certificação BREEAM In-Use em Management Performance. O activo alcançou 88,51% - considerado “Outstanding” - a pontuação mais elevada em Portugal para activos com esta certificação. O UBBO alcançou ainda a categoria “Excelent” em Asset Performance com 82,14%.
Segundo Pedro Pereira, Director do UBBO Shopping Resort, “melhorar os processos e criar soluções que melhorem a qualidade do edifício do ponto de vista ecológico é nossa prioridade desde o início”.
Este sistema, desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), permite medir o grau de sustentabilidade dos edifícios, tendo como principal objectivo reduzir os custos de funcionamento e melhoramento do comportamento ambiental dos mesmos.
A certificação BREEAM avalia os edifícios em três categorias distintas – “Nova Construção”, monitorizando o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projecto e construção; “Em Uso”, que mede o mesmo parâmetro, incluindo as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo; e a categoria “Remodelação”.
A certificação permite ainda a proprietários e inquilinos avaliar as práticas de gestão do edifício, desenvolver planos de acção que permitam a melhoria dessa mesma gestão, desenvolvendo uma avaliação comparativa com outros edifícios. Através deste sistema, os imóveis irão beneficiar de uma redução de custos operacionais, redução do seu impacto ambiental, melhoria dos níveis de reconhecimento internacional, reforço da responsabilidade corporativa e, consequentemente, o aumento do desenvolvimento de boas práticas, afirmando-se como empresas mais sustentáveis.
Recorde-se que o UBBO Shopping Resort, possui 280 lojas e restaurantes distribuídos por 2 pisos e 127 mil metros quadrados. E um parque de estacionamento coberto e gratuito com cerca de 9.000 lugares.