Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Turismo responsável pelo investimento de 800 milhões de euros

 

Turismo responsável pelo investimento de 800 milhões de euros

29 de novembro de 2017

Na última década, o sector do turismo foi responsável pelo investimento na ordem dos 800 milhões de euros. Os capitais nacionais representam 47% desse investimento. Os investidores europeus investiram 10%, enquanto os capitais tailandeses tiverem um peso significativo, na ordem dos 380 milhões de euros investidos, aos quais corresponde em grande parte à compra por parte da Minor Internacional do portfólio Tivoli.

Para os próximos três a cinco anos estão previstos 120 novos projectos turísticos em Portugal, sobretudo para a Área Metropolitana de Lisboa, bem como na região Norte.

De acordo com o estudo “Mercado Hoteleiro Portugal 2017”, divulgado hoje pela consultora Cushman & Wakefield, para a AM de Lisboa serão cerca de 50 projectos e para o Norte já são conhecidos 30 novos empreendimentos turísticos. 

Entre os projectos no mercado, 77% são de unidades hoteleiras, os alojamentos locais ainda não estão contabilizados neste estudo e os resorts são ainda pouco relevantes à escala nacional (9%), com mais incidência nas regiões Oeste e Algarve, os aparthotel e apartamentos, representam 10% e o turismo rural 3%.

A oferta hoteleira é neste momento, de cerca de 1.500 unidades.

O Grupo Pestana é o maior operador aproximando-se das 70 unidades e com uma oferta que excede as 5.000 unidades de alojamento. A Accor Hotels é o segundo maior operador e o Vila Galé fica ocupa a terceira posição. 

Depois da queda no período de crise, o crescimento das dormidas efectuou-se em 2014, tendo-se verificado um aumento de proveitos em 2016 de 7%, resultando num volume de 2,9 mil milhões de euros. Entre Janeiro a Setembro deste ano, já se verificou um aumento de 16% em relação ao período homólogo, com 2,3 mil milhões de euros.

A AM de Lisboa é o maior destino turístico em Portugal, tendo recebido entre Janeiro e Setembro de 2017 mais de 4,5 milhões de hóspedes, mais 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Só nesta região irão entrar no mercado nos próximos cinco anos mais 3.500 unidades de alojamento, a maior parte no centro da cidade e com unidades de 4 e 5 estrelas.

Já a AM do Porto conta actualmente com mais de 170 estabelecimentos hoteleiros que oferecem cerca de 12.000 unidades de alojamento, estando previstas mais 30 unidades sobretudo para a cidade do Porto.