CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Turismo de Portugal quer arquitectura nacional a promover o país

22 de dezembro de 2021

Criar itinerários pelas obras dos mestres da arquitectura em Portugal, como Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça, promover a arquitectura portuguesa em eventos nacionais e internacionais e divulgar um atlas digital e interactivo da arquitectura nacional, são alguns dos objectivos do Programa Turismo & Arquitectura apresentado hoje pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, em parceria com o Turismo de Portugal.

A apresentação deste novo produto turístico teve lugar na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro e da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

 

Criar novos atractivos…

Conscientes de que o turismo necessita constantemente de se reinventar e de criar novos activos e atractivos, lança-se agora este Programa Turismo & Arquitectura. Além dos itinerários pelas obras dos grandes mestres vai ser também criado um itinerário por regiões, com conjuntos de visitas que abrangem edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e referências a obras contemporâneas de arquitectos reconhecidos e em ascensão.

 

Atlas da Arquitectura

No Atlas da Arquitetura em Portugal, digital e interactivo, vão estar 50 edifícios de referência, com a possibilidade de pesquisa por autores, categorias ou itinerários, quer através do Visit Portugal, quer no site da Casa da Arquitetura.

O programa completa-se com a promoção de uma série de eventos nacionais e internacionais de promoção da arquitectura. Em Portugal destaque para as Casas Abertas no Porto e em Lisboa, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, exposições e um Encontro de Turismo Cultural, entre outras iniciativas.

A nível internacional, o objectivo passa pela participação em eventos como a Bienal de Veneza, Bienal de São Paulo, Bienal de Chicago, Congresso UIA e Festival Internacional de Arquitectura ("Entretanto | Meanwhile 2022"), entre outros, de modo a dar a conhecer "o estado da arte da arquitectura" portuguesa.