Startups e PME’s do sector do Turismo têm três dias para co-criarem soluções inovadoras
O MatchMaking Check-In, vai junta 21 startups nacionais e internacionais a 16 PME’s do setor do Turismo com o objectivo de durante esses três dias potenciar parcerias de sucesso no sentido de encontrar novas soluções para o sector e transformar o Turismo em Portugal.
Nos dias 24, 25 e 26 de Março, o evento num formato totalmente digital, promovido pelo Entrepreneurship Hub e Westmont Institute of Tourism & Hospitality da Nova SBE, com o apoio do Turismo de Portugal, conta com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na sessão de abertura. Seguem-se as Talks A inovação contínua e Como maximizar o impacto, dinamizadas pelos professores da Nova SBE Nadim Habib e Ricardo Zózimo, respectivamente.
Durante os três dias as startups participantes e as PME’s realizarão mais de 60 reuniões com o objectivo de potenciarem sinergias. No dia 26 será o momento das 21 startups revelarem os projectos-piloto que pretendem desenvolver em parceria com as PME’s.
A selecção das 21 startups finalistas foi realizada de forma colaborativa, por todos os parceiros do programa Check-In, de forma a garantir uma maior adequação das soluções apresentadas aos desafios das empresas parceiras, bem como, à cultura de inovação necessária ao sucesso das parcerias.
A lista final conta com 13 startups nacionais e as restantes oriundas de sete nacionalidades diferentes (Espanha, Polónia, Canadá, Estónia, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça). A selecção conta ainda com áreas bastante distintas de actuação: mobilidade e gestão de fluxos de pessoas, serviço de concierge e digitalização da experiência do cliente, ferramentas de realidade virtual e de realidade aumentada, soluções de reconhecimento facial, e ainda monitorização de infra-estruturas e eficiência energética.
No caminho para um mundo mais sustentável e seguro, o turismo tem um papel determinante. Com esta iniciativa, a Nova SBE reforça o seu contributo activo na dinamização de um ecossistema de inovação onde a academia, as startups, as empresas e os cidadãos têm um papel a desempenhar na construção do turismo do futuro.
De acordo com Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “a inovação e a sustentabilidade têm sido prioridades na estratégia do Turismo de Portugal e são agora fundamentais para a retoma nos próximos anos. Com o apoio ao programa Check-In queremos incentivar e acelerar o processo de adopção de soluções tecnológicas inovadoras pelas empresas, para uma retoma mais ágil e sólida do sector. A tecnologia contribui para criar as condições para concretizar a percepção de segurança sanitária, determinante para gerar confiança no turista e criar experiências fluídas. Contribui igualmente para o conhecimento baseado em dados, decisivo a um desempenho empresarial mais eficiente, tornando as empresas e o destino mais competitivos e sustentáveis no mercado global”.