Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Sustentabilidade
Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

 

Ombria Resort com um dos maiores sistemas de geotermia Ibéricos

20 de junho de 2018

O Ombria Resort está a instalar um inovador sistema de geotermia, trata-se de um projecto único e inovador no âmbito da utilização de bombas de calor geotérmico em Portugal. 

Este sistema irá responder às necessidades de aquecimento e arrefecimento interior, à produção de águas quentes sanitárias e ao aquecimento da água das piscinas do complexo hoteleiro — que inclui o hotel Viceroy at Ombria Resort, 65 apartamentos turísticos para venda (Viceroy Residences), restaurantes, centro de conferências, o Clubhouse do campo de golfe, Spa, entre outras infraestruturas.  

A Synege ficou com a responsabilidade deste sistema que é sustentável e utiliza a energia renovável existente sob a forma de calor no subsolo terrestre.  Permutadores de calor instalados no subsolo irão permitir a transferência de calor para bombas de calor geotérmicas. Este equipamento é reversível podendo ser utilizado para arrefecimento ou aquecimento de ambientes interiores, bem como para a produção de águas quentes sanitárias ou o aquecimento de piscinas. O sistema geotérmico funcionará em modelo de aquecimento no inverno e de arrefecimento no Verão existindo um razoável equilíbrio térmico ao nível global do empreendimento e do subsolo.

Em comunicado o Ombria Resort esclarece que apesar de pouco implementada em Portugal, a geotermia de baixa profundidade apresenta provas dadas em diversos países no norte da Europa e nos EUA, entre outros. Uma das principais vantagens deste sistema é a promoção do desenvolvimento sustentável da utilização energética. Para além disso, este sistema contribui para uma redução significativa das emissões de CO₂, uma vez que se trata de um sistema com grande contributo renovável, com limitado recurso a combustíveis fósseis e sem emissão de gases ou fumos para a atmosfera.

Carla Lourenço, Directora de Serviços da Direção Geral de Energia e Geologia, explica que “o projeto do Ombria Resort constituiu um laboratório de aprendizagem quer na vertente da instalação do sistema em si, dadas as suas dimensões e soluções preconizadas, quer no desenvolvimento dos procedimentos para o seu licenciamento, que ajudou nos trabalhos conducentes à criação de um quadro normativo coerente e adaptado a esta nova realidade. O contínuo acompanhamento da sua exploração poderá, no futuro, vir a esclarecer dúvidas que ainda podem subsistir, permitindo dessa forma uma maior adequação do quadro normativo que se vier a estabelecer e, como tal, resultar num enquadramento ainda mais amigável ao desenvolvimento da utilização desta tecnologia”.

“É reconhecida a perseverança e resiliência dos promotores deste projeto, que face a vários obstáculos que certamente apareceram no caminho, nunca desistiram do projecto do Ombria Resort, que servirá como exemplo à instalação de novos projectos de geotermia superficial de grande envergadura”, salienta ainda a responsável.

Pedro Madureira, responsável pela equipa técnica da Synege, acrescenta que "as bombas de calor geotérmicas apresentam uma eficiência particularmente elevada devido à temperatura praticamente constante da fonte de calor (o subsolo), permitindo que os equipamentos sejam utilizados quase sempre em ótimas condições e com coeficientes de performance muito bons. Para além disso, sendo uma energia renovável com eficiência energética comprovada, as bombas de calor geotérmicas permitem a redução das emissões de gases com efeito de estufa, permitindo um consumo mais sustentável”.

Julio Delgado, Director Geral do Ombria Resort, recorda que desde o início do projecto "que definimos como prioridade adoptar boas práticas para a promoção de uma eficiência energética de excelência, com respeito pelo ambiente e antecipando a necessidade de todos os edifícios do empreendimento se tornarem Nearly Zero Energy Building, através do aproveitamento de energia renovável com um mínimo impacto ambiental. O Ombria Resort pretende ser pioneiro de uma nova geração de Resorts em que o ambiente é um eixo estratégico no seu ADN.  Todo o nosso projeto foi estruturado tendo como intuito ser uma referência enquanto resort Eco-friendly, na Europa, e este é um passo fundamental nesse sentido”.

Ainda em comunicado o Ombria assegura que este é um sistema completamente seguro, uma vez que serão utilizados circuitos fechados, em que circula fluido inócuo do ponto de vista ambiental, não existindo qualquer contacto com o subsolo. O respeito pelo meio ambiente estende-se também ao material utilizado no enchimento do furo, que é um material inerte, ao material do permutador de calor que é extremamente resistente e, mesmo no processo de perfuração, serão utilizadas sondas que, enquanto perfuram, revestem o furo evitando a migração de diferentes camadas do subsolo.

http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/Resorts-regressam-em-forca-ao-mercado-portugues

http://www.diarioimobiliario.pt/Turismo/Algarve-Ombria-Resort-apresenta-primeiras-imagens-do-projecto

http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/Ficamos-muito-decepcionados-com-a-lentidao-da-burocracia