CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Nova SBE lança Plataforma de Dados sobre Turismo em África

1 de abril de 2022

A plataforma WiTH Africa, criada pela Nova SBE, através do Westmont Institute for Tourism and Hospitality e do Data Science Knowledge Center, foi lançada com o objetivo de promover uma comunidade de conhecimento que permita apoiar o planeamento e a tomada de decisão no domínio do turismo em África.

Com o intuito de partilhar um conjunto abrangente de dados que permitam estudar a dinâmica do turismo em África e apoiar o desenvolvimento sustentável desta indústria, a plataforma permite desenvolver ferramentas para monitorizar a evolução do sector do turismo em África, divulgar o conhecimento para que este possa ser utilizado para aconselhar as políticas e estratégias empresariais, e dinamizar um espaço de colaboração activa entre organizações.

Hoje, a informação sobre o turismo em África encontra-se dispersa, ou incompleta, o que dificulta o acesso a dados consistentes e que informem a tomada de decisões estratégicas pelos stakeholders do sector. Destinada aos decisores da área do turismo nos sectores público e privado e à Academia, a plataforma WiTH Africa virá a funcionar como um agregador de fontes de dados relevantes para o desenvolvimento turístico em África, centralizando, num único espaço, informação relevante neste domínio. Disponibiliza ainda  as últimas tendências no sector do turismo em África, bem como indicadores que permitam acompanhar o desempenho dos diversos países em matéria de turismo. A WiTH Africa procurará também estimular a criação e a dinamização de uma comunidade de conhecimento que associará stakeholders relevantes neste domínio.

Ao utilizarem os indicadores disponibilizados na plataforma e através da ferramenta “African Tourism Ecosystem”, os utilizadores da plataforma podem obter, uma visão geral do turismo em cada um dos países africanos. É possível ainda, visualizar informações sobre todos os países africanos, com a ferramenta “Country Profiles”, que organiza a informação sobre o turismo nos diferentes países e manter-se atualizados sobre o setor do turismo em África, nas secções de “News” e “Reports” da plataforma.

Para Daniel Traça, Dean da Nova SBE, este projecto “constitui mais um importante marco da parceria com o Westmont Hospitality Group, enquanto contributo para que o turismo possa ser um setor fundamental para o desenvolvimento económico em África”.