CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Lisboa recebe 54 mil hóspedes de todo o mundo para o Eurofestival

4 de maio de 2018

Até ao próximo dia 12, a cidade de Lisboa é o palco da música na Europa. Com a chegada e o início dos ensaios dos vários participantes do Eurovisão, a capital vai receber 54 mil hóspedes de todo o mundo.

Segundo avança a plataforma Airbnb, o total de hóspedes na cidade durante a semana do festival será 83% superior que em 2017, fenómeno alimentado por fãs de música de mais de 109 países.

De acordo com estimativas da Airbnb, durante a semana do Eurofestival os anfitriões de Lisboa receberão nas suas casas quase 54.000 visitantes de mais de 109 países, originários de mais de 4.300 cidades diferentes, cobrindo os cinco continentes. 

A Airbnb tinha já revelado que as pesquisas de casas na plataforma aumentaram 42%, deixando apenas 15% de todos os anúncios de alojamento disponíveis para reserva no mês anterior ao festival. A reserva típica na plataforma Airbnb durante a semana do Eurofestival inclui 2-3 hóspedes que ficarão na capital portuguesa por seis noites e que pagarão uma tarifa média por quarto por noite de 65 euros.

"O papel da Airbnb durante grandes eventos como o do Eurofestival é cada vez mais importante, pois a plataforma permite que os anfitriões portugueses ganhem um pouco mais de dinheiro partilhando a sua casa e conhecimentos, beneficiando da chegada do turismo à sua cidade", explica Arnaldo Muñoz, Country Manager da Airbnb Markerting Services em Portugal e Espanha.

Mesmo que o festival da Eurovisão seja essencialmente um fenómeno europeu, a lista das principais nacionalidades cujos viajantes visitarão Lisboa durante este evento é verdadeiramente global, com quatro dos "Big Five" (os países cujos representantes têm acesso automatizado à final da Eurofestival) a liderar as nacionalidades com mais visitantes. A França reivindica a primeira posição no ranking, seguida pelo Reino Unido, Estados Unidos, pela Alemanha e pela Espanha. A segunda metade do ranking é ocupada pelo Brasil, Holanda, Canadá e Itália. A Austrália, que tem sido um país convidado do Eurofestival desde sua edição de 2015, reivindica o 10º lugar na lista.

Mas quais as cidades com mais "Eurofãs"? Segundo dados da Airbnb, a grande maioria dos hóspedes presentes em Lisboa durante o festival da Eurovisão virá de Londres, de Paris e de Madrid, cidades seguidas pelo Rio de Janeiro e por Berlim.

De recordar que já se encontra a funcionar o Eurovision Village, espaço criado no Terreiro do Paço, em Lisboa, no âmbito do Festival Eurovisão da Canção, vai acolher espetáculos até 12 de Maio, data da final do concurso, marcada para a Altice Arena.