Existem 39 Concept Hotels em Lisboa e estão em expansão
Existem 39 Concept Hotels em Lisboa e estão em expansão. Os Concept Hotels, oferecem aos clientes um serviço mais personalizado, baseado na crença de que o serviço irá superar a concorrência e atrair clientes dispostos a pagar um serviço superior.
Este conceito, responde à necessidade de um cliente mais exigente e estende o seu foco para além da estadia num edifício de design exclusivo, até uma experiência total. Para os potenciais clientes, esta experiência começa no momento em procuram uma viagem a Lisboa, e leva-os através da sua visita, até à sua chegada de volta a casa”. O Concept Hotel nasce pela mão da consultora portuguesa Essentia, mentora do conceito, refere que que para uma unidade hoteleira ser distinguida com esta marca, garantia de qualidade e diferenciação tem que:
- Ter um conceito específico que oriente o desenvolvimento de todos os elementos de hardware e software do hotel, visando a singularidade da experiência do hóspede.
- A inspiração pode ser o próprio edifício, a localização, o património ou as características culturais e naturais que determinarão que cada hotel é impossível de replicar.
- Para ser um Concept Hotel, a "experiência única" deve estar alicerçada numa equipa especial, com profissionais que proporcionem uma estada à medida.
No entanto, a consultora está preocupada sobre o facto de a hotelaria estar preparada ou não, para este conceito, concretamente os recursos humanos. Perante este cenário, a consultora desafiou um grupo de estudantes de Mestrado em Gestão e Organização na TIAS, School for Business and Society, dos Países Baixos, a desenvolveram durante alguns meses um trabalho de investigação sobre a hospitalidade nos Concept Hotels. Este trabalho foi concluído com uma viagem a Lisboa e com a realização de um workshop que contou com o apoio do Turismo de Portugal e com a presença de alguns dos seus técnicos, proprietários de hotéis, gestores e personalidades.
O “Papper” agora divulgado no site da Essentia, contem considerações importantes para o futuro da hotelaria em Lisboa. “Os emergentes Concept Hotels têm uma posição predominante dentro da visão da consultora sobre como promover Lisboa enquanto destino turístico atraente para um turista exclusivo.
O relatório mostra que em 2017, Lisboa contava com 303 hotéis com classificação oficial, dos quais 89% são hotéis tradicionais que exigem colaboradores com formação hoteleira, seja para a área de restauração ou para as áreas de acolhimento aos hospedes. Estas competências são reflectidas nos programas de educação em hotelaria. No entanto, nesta hotelaria mais exigente os programas devem preparar os alunos para as competências necessárias a assegurar serviços exclusivos, personalizados e de grande profissionalismo e empatia. “Nos Concept Hotels o cliente já não quer um balcão de recepção tradicional, mas sim um acolhimento personalizado. Um exemplo disto poderia ser um cocktail local exclusivo no bar do hotel, seguido de um programa feito à medida, baseado nos seus gostos pessoais. O anfitrião, torna-se mais do que um recepcionista e está totalmente preparado para representar a cultura portuguesa e o património da cidade de Lisboa. Estas competências especiais ligadas à cultura geral, à informação e à criação de empatia e confiança, bem como a continua adaptação à mudança, requer uma estratégia dentro dos Concept Hotels que estimule a formação continua destes profissionais”.
Oferecer experiências
Actualmente, os Concept Hotels, os seus gestores e colaboradores procuram oferecer experiências, receber os clientes de forma diferenciada, ou seja, receber um turista como sendo um amigo em Lisboa. Este, é um dos pilares do conceito, ou seja, a criação de valor agregado motivador de boas memorias que originem a repetição da estadia num determinado estabelecimento hoteleiro e/ou destino.
Este trabalho, desenvolvido entre o grupo de estudantes da TIAS e a Essentia foi promovido pela Câmara de Comércio Portugal - Holanda. Esta entidade, todos os anos promove junto dos seus associados este tipo de intercâmbio entre os dois países e entre os mundos empresarial e académico.