Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Taxa de juro implícita no Crédito à Habitação desceu em Abril para 3,663%

Ilustração Freepik

Taxa de juro implícita no Crédito à Habitação desceu em Abril para 3,663%

19 de maio de 2025

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação diminuiu para 3,663% em Abril, traduzindo uma descida de 7,2 pontos base (p.b.) face a Março (3,735%) - revela hoje o INE.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, adianta a instituição, a taxa de juro subiu de 3,048% em Março para 3,060% em abril. A prestação média fixou-se em 396 euros, representando uma descida de 2 euros face ao mês anterior e uma descida de 8 euros comparativamente a Abril de 2024. No último mês, a parcela relativa a juros representou 54% da prestação média.

Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação subiu 17 euros, para 621 euros, o que corresponde a uma subida de 1,6% em termos homólogos.

O capital médio em dívida para a totalidade dos créditos à habitação aumentou 348 euros, atingindo 70.413 euros.

PUB
Podcast
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Arrendamento
Rendas no Porto recuam pela primeira vez desde 2021, mas preço das casas acelera para máximos históricos
8 de outubro de 2026