CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Sitio de Guimarães

«Sitio» fecha o ano com 12 espaços de trabalho flexível

17 de dezembro de 2024

O Sitio, a rede de coworkings que pretende ser sede das principais empresas do ecossistema de inovação em Portugal, comemora o seu 10º aniversário. Ao longo destes dez anos, revela que pelos seus espaços de trabalho flexível, passaram ou ‘moram’ 1076 empresas, desde empresas estabelecidas a startups. Das mais de 200 empresas que actualmente integram o Sitio, 36% são startups, muitas delas ligadas ao sector da tecnologia e  inovação, 73% são empresas nacionais e 27% empresas estrangeiras.

"Este foi um ano de recalibração para nós. Aproveitando o mote do décimo aniversário,  reinventamos a nossa estratégia no sentido de criar espaços de inovação e empreendedorismo por todo o país. Passados estes anos, estamos cada vez mais certos de que a nossa missão vai muito além da criação de espaços acolhedores e controlo logístico desses espaços. O nosso trabalho não faria sentido se não tivéssemos a certeza que em cada espaço do Sitio existe uma comunidade de pessoas rica e coesa em desenvolvimento", sublinha Miguel Ricardo, General Manager do Sitio.


Miguel Ricardo, General Manager do Sitio


Sitio de Gaia


Em 2024, a empresa desenvolveu o hub de Guimarães, oficialmente inaugurado no final do ano de 2023, com o apoio do Município de Guimarães e integrando Minho Innovation & Technology Hub.

Em Outubro de 2024, o Sitio rumou a Vila Nova de Gaia, onde inaugurou um novo hub que veio consolidar a presença na região do Porto, que contava já com três outros espaços. O edifício de 8 andares tem a capacidade de receber cerca de 300 profissionais e nos primeiros meses contou já com vários eventos com o intuito de criar um sentido de comunidade já característico dos seus hubs.

Finalmente, em Novembro, inaugurou o AIhub, em Alvalade, em parceria com a Unicorn Factory Lisboa. Este novo hub pretende juntar num só espaço diversos profissionais particularmente interessados no desenvolvimento da AI no ecossistema de inovação português, sendo que a Microsoft é uma das empresas com lugar marcado no piso térreo do edifício. O AIhub reflecte o interesse estratégico do Sitio em criar espaços especializados em áreas cruciais como as fintech, o gaming ou a AI.

Fundado em 2014, o Sítio é uma rede de espaços de coworking e soluções de trabalho, nascida em Lisboa, que promove o ecossistema de inovação em Lisboa, Porto, Aveiro, Guimarães e Gaia. Em parceria com entidades como a Fintech House, a Unicorn Factory ou o MITH (Minho Innovation & Technology Hub), a empresa tem criado ecossistemas de inovação focados em setores como a tecnologia, a IA ou o gaming.