CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Rodrigo Pinto de Barros, presidente da APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria

Rodrigo Pinto de Barros reconduzido na presidência da Associação Portuguesa de Hotelaria

7 de junho de 2024

Rodrigo Pinto de Barros foi reeleito como presidente da APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria. Este será o seu último mandato como líder da Associação, papel que desempenha desde 2006. "Acredito que este é o momento de revigorar a APHORT. Os últimos anos foram dedicados à criação e ao fortalecimento dos alicerces estruturantes, necessários para a afirmação de uma nova liderança geracional da Associação. Decidi recandidatar-me à presidência uma última vez, para dar esta missão como terminada, garantindo uma transição tranquila e estável", afirma Rodrigo Pinto de Barros.

Na cerimónia da tomada de posse, realizada no passado dia 22 de Maio, o presidente apresentou como principais objectivos para o novo mandato o reforço da formação e do desenvolvimento contínuo dos empresários do setor e a promoção da sustentabilidade dos seus negócios. Estes são pontos que vê como fundamentais na preparação para os desafios, atuais e futuros, que o setor do turismo tem pela frente e para garantir a viabilidade das empresas a longo prazo.

Outra das prioridades que se propõe manter é a presença da APHORT na HOTREC - a confederação europeia do setor -, de forma a reforçar a voz dos empresários portugueses no cenário europeu. A APHORT continuará a contribuir ativamente para as principais questões que o setor do turismo está a debater na Europa. 
Temas como o impacto da inteligência artificial no setor, políticas de sustentabilidade nas empresas ou a emigração e a necessidade de integração de diferentes culturas são alguns dos dossiers que estão, neste momento, em cima da mesa, e que a APHORT irá continuar a acompanhar.
"O turismo está a atravessar um período de grandes transformações e queremos estar ao lado das nossas empresas para que elas possam preparar o seu futuro, com responsabilidade, inovação e inclusão. Só desta forma é que iremos conseguir tornar o turismo português competitivo num cenário global", defende Rodrigo Pinto de Barros.
A acompanhar o presidente nesta missão estará o novo Conselho Directivo da APHORT, composto por seis membros, entre os quais, Henrique Carvalho da Silva, presidente adjunto de hotelaria e turismo, e Nuno Rocha, presidente adjunto de restauração e bebidas, e a nova Comissão Executiva, liderada por Inês Sá Ribeiro.