Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
“Renovar Casa” da DECO PROteste já apoiou 20 mil consumidores em projectos de renovação habitacional

Imagem de wayhomestudio em Freepik

“Renovar Casa” da DECO PROteste já apoiou 20 mil consumidores em projectos de renovação habitacional

12 de novembro de 2025

A plataforma “Renovar Casa”, criada pela DECO PROteste em parceria com dez organizações europeias, já foi consultada por 20 mil consumidores desde o seu lançamento em Maio, confirmando o crescente interesse dos portugueses em renovar as suas habitações de forma mais eficiente e informada.
De acordo com dados divulgados pela DECO PROteste, 1.500 utilizadores recorreram ao Assistente Renovar Casa, uma ferramenta que oferece aconselhamento personalizado sobre apoios financeiros, eficiência energética e energias renováveis. O balanço confirma, segundo a associação, “a necessidade e urgência de soluções que ajudem os consumidores a melhorar o conforto e a sustentabilidade das suas casas”.
 


Plataforma gratuita — disponível em www.renovarcasa.pt
A plataforma funciona como um balcão único digital que disponibiliza informações sobre materiais e tecnologias sustentáveis (como painéis solares, bombas de calor e janelas eficientes), regras de reabilitação e opções de financiamento. O serviço inclui ainda uma base de profissionais qualificados, com possibilidade de pedido de orçamentos online.
“Em apenas seis meses, tivemos 20 mil acessos e 1.500 consumidores que concluíram o diagnóstico das suas habitações. Estes números mostram que os portugueses estão empenhados em tornar as suas casas mais eficientes e confortáveis”, afirma Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste.
A DECO PROteste reforça que a iniciativa se enquadra no seu compromisso de combater a pobreza energética e promover habitações mais sustentáveis.
Como complemento, a organização vai realizar um webinar gratuito no dia 19 de Novembro, às 17h, dirigido a profissionais do sector da renovação, para esclarecer dúvidas sobre a nova Directiva Europeia de Eficiência Energética em Edifícios (EPBD) e integrar novos membros na rede de especialistas da plataforma.