
Imagem de wayhomestudio em Freepik
“Renovar Casa” da DECO PROteste já apoiou 20 mil consumidores em projectos de renovação habitacional
A plataforma “Renovar Casa”, criada pela DECO PROteste em parceria com dez organizações europeias, já foi consultada por 20 mil consumidores desde o seu lançamento em Maio, confirmando o crescente interesse dos portugueses em renovar as suas habitações de forma mais eficiente e informada.
De acordo com dados divulgados pela DECO PROteste, 1.500 utilizadores recorreram ao Assistente Renovar Casa, uma ferramenta que oferece aconselhamento personalizado sobre apoios financeiros, eficiência energética e energias renováveis. O balanço confirma, segundo a associação, “a necessidade e urgência de soluções que ajudem os consumidores a melhorar o conforto e a sustentabilidade das suas casas”.
Plataforma gratuita — disponível em www.renovarcasa.pt
A plataforma funciona como um balcão único digital que disponibiliza informações sobre materiais e tecnologias sustentáveis (como painéis solares, bombas de calor e janelas eficientes), regras de reabilitação e opções de financiamento. O serviço inclui ainda uma base de profissionais qualificados, com possibilidade de pedido de orçamentos online.
“Em apenas seis meses, tivemos 20 mil acessos e 1.500 consumidores que concluíram o diagnóstico das suas habitações. Estes números mostram que os portugueses estão empenhados em tornar as suas casas mais eficientes e confortáveis”, afirma Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste.
A DECO PROteste reforça que a iniciativa se enquadra no seu compromisso de combater a pobreza energética e promover habitações mais sustentáveis.
Como complemento, a organização vai realizar um webinar gratuito no dia 19 de Novembro, às 17h, dirigido a profissionais do sector da renovação, para esclarecer dúvidas sobre a nova Directiva Europeia de Eficiência Energética em Edifícios (EPBD) e integrar novos membros na rede de especialistas da plataforma.














