Portugueses ganham 2.º prémio do Concurso Internacional de Estudantes de Arquitectura da Saint-Gobain
Já são conhecidos os vencedores da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest". O 1º prémio foi entregue a alunos da Coreia do Sul, da Korea University, e o 2º prémio a estudantes de Portugal, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. O anúncio decorreu numa cerimónia privada, no Pátio da Galé, em Lisboa, e contou com a presença do CEO da Saint-Gobain, Benoit Bazin, o CEO da Saint-Gobain em Portugal, Jose Martos, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e estudantes de arquitectura de 30 países.
A iniciativa promovida pela multinacional francesa de materiais e serviços para a construção, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, propôs aos seus concorrentes - estudantes de arquitectura de todo o mundo – a realização de um projecto arquitectónico incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista. O desafio consistiu na reabilitação de um edifício para dar vida a uma videoteca arquivo da cidade, bem como um novo projecto residencial e o desenho urbanístico do espaço público que liga estes edifícios.
19ª edição decorrerá no próximo ano, em Helsínquia, na Finlândia
Durante a cerimónia, Benoit Bazin congratulou os finalistas de 30 países cujo “profissionalismo dos projectos apresentados poderiam facilmente ser implementados na cidade”. De acordo com o CEO da Saint-Gobain: “estamos muito satisfeitos por esta edição ter acontecido na cidade de Lisboa. Portugal é um país muito importante para a Saint-Gobain, onde temos uma presença significativa com mais de 60 anos de história.”
O 2º prémio foi entregue a Portugal, à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto representada pelo projecto assinado por Mariana Almeida e Sousa e Rafael Vieira Gonçalves, e o 3º prémio ao México, à Universidade Iberoamericana. O prémio especial foi confiado à Colômbia, aos estudantes da Universidad Pontificia Bolivariana, e o prémio dos estudantes, eleito directamente pelos participantes, foi conquistado pela Polónia, Wrocław University of Science and Technology.
O Concurso Internacional de Arquitectura da Saint-Gobain foi idealizado para que estudantes de arquitectura de todo o mundo possam adquirir experiência profissional e descobrir a importância da sustentabilidade na construção moderna.
A 19ª edição decorrerá no próximo ano, em Helsinquia, na Finlândia. Durante a cerimónia foi lançado um primeiro esboço do desafio arquitectónico a propor aos concorrentes.