Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Portugal continua a ser o destino de preferência dos viajantes americanos

 

Portugal continua a ser o destino de preferência dos viajantes americanos

19 de maio de 2025

Portugal mantém-se no topo dos destinos mais populares da Europa, e fora do espaço europeu, são os viajantes americanos que continuam a demonstrar o maior interesse pelo nosso país.

Estas são algumas das conclusões que surjem através da Sojern, plataforma de marketing digital dedicada aos profissionais do turismo, revela a sua mais recente análise das tendências de viagem que irão moldar o Verão de 2025.

O estudo indica que Portugal está em destaque entre os destinos tradicionais de Verão com um crescimento de mais 7% nas reservas de voos, seguido de Espanha (+3%) e França (+1%). Portugal, registou ainda um aumento de 13% nas procuras por hotéis, com as reservas vindas dos EUA a representar 30% do total e com um crescimento continuo desde a Páscoa.

O Porto, com 18% das reservas de voos e 22% das reservas de hotéis, ocupa a segunda posição, assumindo-se como a segunda cidade com maior poder de atração do país. Faro (14,2% das reservas de voos e 6% das reservas de hotéis), Funchal (6,6% das reservas de voos e 1,4% das reservas de hotéis) e Porto Santo (5,6% das reservas de voos e 1,2% das reservas de hotéis) completam o top cincos das cidades portuguesas mais procuradas.

Como já referido são os viajantes americanos que continuam a demonstrar o maior interesse por Portugal com 29,6% do total das reservas de hotéis e 16,2% das reservas de voos. França (10,4%), viajantes internos (9,4%), Reino Unido (9,1%) e Espanha (5,9%) fecham o top cinco de destinos com maior procura de hotéis em Portugal.

Europa: Coolcations e destinos alternativos

Embora o turismo para a Europa como um todo permaneça estável, os voos intraeuropeus para o Reino Unido subiram 12%, com Londres a representar 75% das reservas, estimulado por grandes eventos culturais como a digressão mundial dos Coldplay e o festival de Glastonbury. Outra tendência verificada pelo estudo da Sojern é que à medida que as temperaturas sobem, os viajantes aderem às “coolcations” (férias em locais mais frescos), com reservas de voos para a Estônia (+32%), Islândia (+17%) e Noruega (+11%) em alta.

Um contexto mundial em mutação

A Sojern refere também que o sector do turismo está a evoluir num contexto global marcado por incertezas políticas e económicas persistentes. Apesar destes desafios, a procura de viagens mantém-se, em termos gerais, ao mesmo nível que em 2024, o que atesta a resiliência do sector à escala internacional. No entanto, estão a surgir disparidades entre regiões e fluxos de viajantes.

O México continua a ser um destino popular no Verão, impulsionado por um aumento de 15% nas viagens domésticas, apesar de uma leve queda nas reservas totais. No entanto, mais ao Sul, verifica-se um aumento de 7% nas reservas para Peru, impulsionado pelo apelo contínuo de Machu Picchu. O Brasil está em pleno boom de viagens, depois de um Janeiro recorde com 1,5 milhões de chegadas internacionais, as reservas de voos de Verão aumentaram 6%, enquanto as pesquisas de hotéis aumentaram 17%.

Nos Emirados Árabes Unidos, as reservas de voos internacionais aumentaram 4% em relação ao ano anterior e as reservas de hotéis cresceram 20%, tendo como principais mercados emissores a Índia, Arábia Saudita e Reino Unido. No Sudeste Asiático, Singapura verificou um aumento de 5% nas reservas de voos, com China, Índia e Austrália entre os principais mercados emissores. A Tailândia também está a verificar um crescimento de 2% nas viagens aéreas internacionais, impulsionado principalmente pela procura de países como a China, Japão e Coreia do Sul. Já a Austrália está a registar um aumento de 10% na procura por viagens, impulsionado sobretudo por visitantes da Nova Zelândia (+14,6%), China (+12,4%) e EUA (+9%).

"Num mundo em rápida evolução, moldado pela geopolítica, pelas preocupações ambientais e pelas mudanças nas expectativas dos viajantes, as marcas que têm sucesso são aquelas que se adaptam rapidamente, entregando mensagens oportunas e personalizadas que geram lealdade", afirma Céline Chaussegros, VP Property at Sojern. “A chave para o sucesso está na utilização de dados actualizados sobre as intenções de viagem para envolver o público com a mensagem certa, no momento certo e nos canais mais importantes. Nunca foi tão crucial para os profissionais de marketing refinar as suas estratégias de aquisição”.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025