
Porto, Vila do Conde e Lisboa vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2025
Decorreu ontem em Cascais, a atribuição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, uma iniciativa promovida pela Vida Imobiliária e pela Promevi, que desde 2013 visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências. Este galardão reconhece a excelência na renovação das cidades portuguesas, premiando projectos que se destacam pela qualidade, inovação e impacto positivo nas comunidades.
Este ano Porto, Vila do Conde e Lisboa são as cidades que acolhem os melhores projectos de reabilitação e requalificação urbana do país em 2025, vencendo a edição deste ano do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). No total, foram distinguidos oito projectos, em 10 categorias, eleitas por um Júri independente composto por personalidades de reconhecido mérito profissional e académico.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Uso Residencial foi atribuído ao Aliados 9, no Porto. O projecto é o resultado da reabilitação de um edifício histórico, no Porto, originalmente proje ctado pelo arquiteto Marques da Silva e inaugurado em 1925. A reabilitação do edifício foi promovida pela LACE Investment Partners, com projeto do atelier Menos é Mais Arquitectos e obra da construtora Edinorte – Construções Nortenhas.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção com Impacto Social distinguiu a reabilitação e ampliação do Centro de Arte Moderna Gulbenkian. Trata-se do projecto da autoria do arquitecto Kengo Kuma & Associates (arquitectos principais), OODA (arquitectos associados) TNP – Teresa Nunes da Ponte Arquitectura (áreas técnicas e de serviço) e VDLA (arquitectura paisagista). A execução coube à construtora HCI.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de uso Comercial e Serviços foi atribuído ao Time Out Market Porto, resultante da reabilitação e requalificação da ala sul da Estação de São Bento. Com projeto dos arquitectos Eduardo Souto de Moura e Luís Peixoto, e obra da Cobelba, esta intervenção promoveu a revitalização de um espaço da cidade parcialmente desocupado.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Uso Turístico foi por inteiro para o The Lince Santa Clara Hotel. A agora requintada unidade hoteleira de cinco estrelas teve como ponto de partida a intervenção no Convento de Santa Clara, em Vila do Conde. A reabilitação inseriu-se no âmbito do programa REVIVE. O projecto é da autoria do atelier Carvalho Araújo, com promoção da SLICEDAYS - Hotelaria e apoio da construtora Pentapiso.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Sustentabilidade foi atribuído ao THE ARTT – Lisbon Boutique Apartments. O THE ARTT nasce da reabilitação e ampliação de um edifício dos anos 20, situado em Campolide, em Lisboa. Uma intervenção promovida pela Ground Floor – Premium Investments, com projecto do atelier Pais Ministro & Partners e obra da P2S II Project.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção de Restauro foi também para o já premiado Aliados 9 vencedor na categoria Melhor intervenção de Uso Residencial.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção com área Inferior a 1000m² foi entregue à Microcervejeira Browers, em Lisboa.
Promovida pela The Browers Company, a reabilitação e reconversão do edifício da antiga Central Eléctrica da Manutenção Militar, no Beato Innovation District, permitiu a instalação de uma microcervejeira e que inclui uma pequena fábrica de cerveja, um restaurante e bar. Um projecto com assinatura dos arquitectos Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, com obra da construtora Lúcio da Silva Azevedo & Filhos.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Reabilitação Estrutural distinguiu o Quarteirão do Rossio. A intervenção no Quarteirão do Rossio incide sobre um edificado com mais de 200 anos de história. Um conjunto arquitectónico de grande valor patrimonial e histórico, cujo projecto de reabilitação é do gabinete de arquitectura Contacto Atlântico e a obra das construtoras Alves Ribeiro e HCI.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção Cidade do Porto foi também para o Time Out Market Porto que há havia recebido o prémio de Melhor intervenção de uso Comercial e Serviços
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor intervenção Cidade de Lisboa foi concedido pelo juri ao Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, um projecto estruturante com impacto em toda a cidade. Trata-se de uma intervenção promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E.M., com projecto da Npk, Arquitectos Paisagistas Associados e do atelier RUA – Arquitectos. A execução da obra envolveu as construtoras Luís Frazão – Construção Civil e Obras Públicas e Vibeiras – Sociedade Comercial de Plantas.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Mestres da Construção foi entregue a Augusto Sousa, com mais de 50 anos dedicados à transformação de mármore a granitos. O Prémio foi entregue ao homenageado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, curador do Prémio Mestres da Construção, Manuel Reis Campos, Presidente do Júri, e António Gil Machado, Director da Vida Imobiliária.