Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
X-IMO

X-IMO

Novo X-IMO permite a transformação digital das empresas de mediação imobiliária

24 de abril de 2025

O novo X-IMO, plataforma portuguesa de gestão imobiliária, marca uma viragem significativa na forma como a tecnologia pode apoiar e liderar a transformação do sector.

Cada vez mais as agências de mediação imobiliária são confrontadas com um ambiente onde a complexidade tecnológica cresceu mais depressa do que a sua capacidade de adaptação, sendo que o verdadeiro desafio está agora em recuperar o controlo da operação, da informação e da estratégia comercial.

É nesta medida que o novo X-IMO, plataforma portuguesa de gestão imobiliária – desenvolvido pela InovaDigital – surge como uma ferramenta de apoio à decisão, com funcionalidades que permitem estruturar e utilizar a informação de forma proactiva.

Assim, o software da X-IMO apresenta-se como um parceiro para a nova geração de empresas imobiliárias: aquelas que querem tomar decisões com base em dados, que valorizam a autonomia operacional e que procuram soluções tecnológicas sustentáveis.


X-IMO

“A transformação digital do setor imobiliário já não se resume à presença online ou à adoção de um CRM. Mais do que adotar tecnologia, trata-se de usar os meios digitais para devolver clareza, autonomia e visão estratégica ao negócio. E é exactamente aqui que soluções desenvolvidas com conhecimento do terreno ganham destaque”, revela Filipe Marques, Executive Manager da InovaDigital. O responsável acrescenta: “A digitalização inteligente, assente em informação estruturada, processos consistentes e visão de futuro, sendo o caminho para um sector mais profissional, eficiente e resiliente”.

A gestão eficiente de uma empresa de mediação imobiliária depende, assim, cada vez mais, da qualidade e estruturação dos seus dados.

A forma como se acompanha a evolução do mercado, se ajusta a carteira de imóveis, se gere o relacionamento com clientes e se decide onde investir tempo e recursos passou a depender das ferramentas digitais. Mas nem sempre estas ferramentas servem o propósito com a clareza necessária.

“Em muitas agências, a sobrecarga de canais, plataformas e processos digitais tem resultado numa perda de foco. A urgência em alimentar portais, redes sociais e múltiplas bases de dados nem sempre se traduz em maior eficácia. Pelo contrário: quando os dados não estão agregados nem são consistentes, perdem-se oportunidades de negócio, multiplicam-se os custos e quebra-se o compromisso com os clientes”, refere Filipe Marques.


X-IMO

‘Market Data’ analisa evolução do mercado

O software da X-IMO tem integrado um novo módulo de ‘Market Data’ que permite identificar oportunidades, analisar a evolução do mercado e reajustar o valor das carteiras de imóveis de forma linear — algo que tem impacto direto na rentabilidade das operações.

Em paralelo, a implementação transversal da Inteligência Artificial (IA) em várias operações — desde a organização automática de informação à geração de conteúdos — representa um salto qualitativo na automação do trabalho e na redução do esforço administrativo.

Tudo isto integra-se num roadmap de desenvolvimento contínuo, com novas funcionalidades a serem lançadas regularmente pela InovaDigital, sempre com o objetivo de concretizar a digitalização absoluta da atividade imobiliária e, acima de tudo, devolver o controlo e a autonomia às empresas de mediação.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
PUB
MAP2025AYH Newsletter
Habitação
Investimento de 85 milhões de euros garante 486 casas com renda acessível no Barreiro
31 de julho de 2025
PUB