CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Multinacional brasileira WEG amplia investimento em Portugal

12 de setembro de 2023

Com a nova unidade, a multinacional investe no aumento da sua capacidade produtiva de motores eléctricos de grande porte, quadros eléctricos BT e de drives MT/AT, assim como na modernização das operações em Portugal

Implementado na zona norte, o projecto irá entrar em operação no segundo semestre de 2024 e gerar cerca de 100 novos empregos directos numa primeira fase, contribuindo para a dinamização da economia nacional e local

A Garcia Garcia, construtora especializada no design and build de edifícios industriais e logísticos, assegura no Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso, a ampliação da segunda unidade fabril em Portugal da multinacional brasileira WEG, cuja construção a Garcia tinha sido responsável em 2016. Este projecto irá contribuir para aumentar a capacidade de produção de um dos líderes mundiais no fabrico e comercialização de motores eléctricos, com a nova unidade industrial a nascer ao lado da existente, agregando uma área de 26.600 m2, ficando a WEG a dispor de uma área total de cerca de 45.000 m2.

De referir que a WEG trabalha para diferentes sectores com infraestruturas, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. Está presente nos cinco continentes, com operações comerciais em 37 países, sendo que possui instalações fabris em 15 países, como Brasil, Argentina, México, EUA, Portugal, Áustria, Alemanha, África do Sul, Índia, China, entre outros, com aproximadamente 40.000 funcionários.


Unidade já construída


26.600 m2 de área de produção construídos em 14 meses

A nova unidade implica a deslocalização da unidade da WEG, situada na Maia, para Santo Tirso, com transferência gradual a partir de 2023, ficando todas as atividades da empresa centralizadas no Parque Industrial da Ermida, em Santo Tirso, o que potencia a eficiência das suas operações. O investimento permitirá ainda um aumento estratégico da capacidade produtiva para o mercado europeu e norte de África.

A nova unidade industrial irá contar com uma área de 26.600 m2, ficando a WEG com uma área total de cerca 45.000 m2 no Parque Industrial da Ermida. O projecto está divido em aproximadamente 22.000 m2 de área de produção, 3.200 m2 de área administrativa e 1.400 m2 de bloco social.