CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Digitalização da fachada da Universidade Laboral de Gijón

Multinacional alemã Sto fornece ferramenta para reabilitações mais precisas

14 de junho de 2023

A Sto lança novo serviço StoCapture para a digitalização de fachadas de edifícios em reabilitação.

O objectivo da nova ferramenta StoCapture é evitar riscos de imprecisão ao transferir dados de medição de edifícios para o software de desenho.


Universidad Laboral de Gijón - Foto Wolfgang Pehlemann - Wikimedia


Este sistema portátil de digitalização a laser utiliza tecnologia LiDAR e é composto por dois sensores perpendiculares capazes de fazer 600.000 capturas por segundo e em 360º.

Para mostrar a precisão e velocidade do StoCapture, a equipe Sto realizou um teste piloto na fachada da Universidad Laboral de Gijón (Astúrias), conseguindo uma área de 270.000m2 em aproximadamente 2 horas.



“Num projecto de reabilitação, é imprescindível ter dados de medição confiáveis fundamentais para poder modular a fachada com segurança e precisão. Se os cálculos e a determinação dos diferentes intervalos estiverem incorrectos ou imprecisos, isso pode dificultar o processo de renovação do edifício” - refere a a Sto em comunicado.

Consciente deste desafio, a Sto, multinacional alemã especializada no desenvolvimento de sistemas e soluções para construção, acaba de lançar o seu novo StoCapture,  uma  solução baseada na digitalização de fachadas através de um scanner de laser portátil.

StoCapture enquadra-se no leque de Serviços Digitais da multinacional alemã, que inclui também o aconselhamento de técnicos especializados para o tratamento de dados digitalizados.