CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Residência de estudantes em construção em Granada (Espanha) - Imagem DR

Mubadala e King Street vão investir em residências de estudantes na Península Ibérica

30 de novembro de 2022

O fundo Abu Dhabi Mubadala e o fundo norte-americano King Street firmaram uma parceria para investir no negócio de residências estudantis em Portugal e a Espanha, tendo notificado a Autoridade da Concorrência (AdC) desta operação de concentração.

As duas empresas criaram um veículo de investimento conjunto através do qual pretendem construir uma plataforma de aquisição, promoção e exploração de projectos de residências de estudantes nas principais cidades universitárias da Península Ibérica, assumindo a Mubadala e a King Street o controlo da sociedade de propósito específico Olivine Phlox Investments Holdings, com sede em Luxemburgo. Esta empresa, através da sua associada Carcasona, está a promover em Espanha uma nova residência em Granada. A residência – que se denominará “Bravo! Granada” - terá 299 camas em 264 quartos.


Logotipos dos dois fundos


No aviso publicado, o regulador da concorrência esclarece que a operação de concentração consiste na aquisição pela Mubadala Investment Company PJSC e pela King Street Capital Management de uma entidade, que, indirectamente, vai deter uma plataforma para a aquisição e desenvolvimento de projectos de habitação estudantil em Espanha e em Portugal.

A plataforma vai ser desenvolvida através da sociedade de propósito específico Olivine Phlox Investments Holdings, entidade “recentemente criada” com o objectivo de levar a cabo as actividades de aquisição, propriedade, desenvolvimento, venda, gestão e exploração de uma carteira de activos de habitação estudantil localizada nas principais cidades universitárias, principalmente em Espanha e Portugal, segundo o aviso.

O King Street Capital Management é uma empresa global de gestão de investimentos alternativos, activa em Portugal na aquisição e gestão de bens imobiliários para fins não residenciais.

Já a Mubadala Investment Company é descrita no aviso como uma sociedade anónima cotada na bolsa de Abu Dhabi e pertencente ao Estado dos Emirados Árabes Unidos, que investe globalmente e gere um portfólio de empresas diversificado, em sectores prioritários e numa carteira global de participações financeiras.

Em Portugal, a Mubadala Investment Company está activa na aquisição e gestão de bens imobiliários para fins não residenciais.

Lusa/DI