Mercado do Bolhão é um dos três vencedores do Prémio Excelência do ULI Europa
O ULI Europe anunciou os três vencedores dos Prémios de Excelência 2023 que reconhecem a excelência nas práticas de utilização do solo em todo o processo de desenvolvimento. Um deles é português: o Mercado do Bolhão do Porto.
Os prémios excelêencia atribuídos pela ULI Europa pretendem homenagear “a excelência nas práticas de uso do solo em todo o processo de desenvolvimento, desde o planeamento e construção até à economia, gestão, sustentabilidade e resiliência, impacto na comunidade e arquitectura e projecto”.
Os três projetos vencedores foram revelados durante o recente C Change Summit que teve lugar em Copenhague, capital dinamarquesa, num evento comemorativo dos ULI Europe Awards for Excellence.
Construído em 1837, o Bolhão sofreu uma profunda reabilitação em 2015 tendo as obras sido dadas por concluídas em 2022. A restauração e modernização do Mercado do Bolhão, Porto esteve a cargo da da GO Porto – Gestão e Obras do Porto. A entiidade proprietária e responsável reabilitação foi a Câmara Municipal do Porto, tendo por base um projecto do arquitecto Nuno Valentim.
Um dos outros projectos premiados foi a Scholen van Morgen “Schools of Tomorrow”, Flandres, Bélgica (Promotor: AG Real Estate. Designers: 72 Equipes de arquitectura, nacionais e internacionais (Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Holanda). Scholen van Morgen é uma parceria público-privada das autoridades públicas, AG Real Estate e BNP Paribas Fortis para financiar, conceber e construir 182 projectos escolares sustentáveis e económicos que abordam as escolas superlotadas e obsoletas existentes na Flandres.
O Stream Building, em Paris, foi o terceiro projecto Excelência premiado pela ULI Europa. Propriedade da Covivio e Hines, o projecto tem autoria do atelier de arquitectura PCA Stream. Stream é um edifício emblemático que liga os subúrbios internos e externos na porta de entrada para Paris, que combina uma mistura de usos sob o mesmo tecto. O local versátil e híbrido incorpora sustentabilidade e resiliência através de sua estrutura mista de madeira e betão, limitando sua pegada de carbono.
O Urban Land Institute (ULI), é uma organização de pesquisa e educação sem fins lucrativos com escritórios em Washington, D.C., Hong Kong, Londres e Frankfurt. Sua missão declarada é "fornecer liderança no uso responsável da terra e na criação e manutenção de comunidades prósperas em todo o mundo".