CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Fotos Villa Mabrouka e wikipedia

Foto Villa Mabrouka cortesia

 

Mansão de Ives Saint Laurent em Tânger transformada num sofisticado hotel-boutique

24 de agosto de 2023

Imerso num dos maiores jardins de Tânger, cidade marroquina no topo da África e de caras à Península Ibérica e a Gibraltar, a antiga residência do virtuoso estilista Ives Saint Laurent (1936-2008) e do seu companheiro de vida Pierre Bergé (1930-2017)  é hoje um hotel boutique. Adquirida e redecorada pelo designer britânico Jasper Conran, a Villa Mabrouka, de 12 quartos, é um refúgio de tranquilidade e calma, localizado numa bela casa modernista da década de 1940, oferecendo vistas deslumbrantes do verde verdejante, do céu azul e do mar.

As 12 acomodações são todas diferentes entre si, possuem nomes e decorações distintas. A principal, a suíte “Marrakech”, antigamente o quarto principal da casa, com os seus 68 m² de área e terraço privativo com vista para o mar, faz juz ao requinte e sofisticação de toda a envolvente.


Foto Villa Mabrouka cortesia


A villa possui duas piscinas e é composta por três restaurantes, um café/bar de cocktails no último piso e três pavilhões de jardim decorados, ideais para refeições privadas.

A Villa Mabrouka abriu a sua actividade como unidade hoteleira no início de Julho de 2023. O designer britânico Jasper Conran, que também é dono do L’Hôtel Marrakech, no coração da medina de Marraquexe, adquiriu a Villa Mabrouka em 20198 e empenhou-se em restaurá-la nos últimos quatro anos. A ideia foi conservar a arquitectura modernista e adoptar um serviço tradicional como uma casa de campo inglesa.


Foto Villa Mabrouka cortesia


Foto Villa Mabrouka cortesia


Segundo Jasper, a intenção é que os hóspedes se sintam em casa e não num hotel. “É uma casa mediterrânea com nuances suaves do Marrocos”, explica o dono.

A villa pode ser alugada na sua totalidade ou reservada individualmente por suíte. As diárias têm valores a partir de 450 euros, consoante o quarto e a época do ano.


Foto Villa Mabrouka cortesia


Suite Marraquexe Foto Villa Mabrouka cortesia


O reverso da medalha deste paraíso terrestre é que a Villa se localiza numa região - o  Rif - extremamente pobre e abandonada pelo Reino de Marrocos, factos que conduziram a importantes tumultos em 2016 abafados repressivamente pelo regime. Marrocos é um país onde as diferenças sociais são muito extremadas, ocupando um lugar nada invejável no ranking elaborado pelas ONG de Defesa dos Direitos Humanos, como a Aministia Internacional e a Human Wrights Watch. O mesmo se diga relativamente à falta de liberdade de informação, onde Marrocos ocupa o 144º lugar entre 180 países, do ranking elaborado pela organização Repórters Sem Fronteiras, tendo baixado na tabela 9 lugares de 2022 para 2023, com um número muito considerável de jornalistas encarcerados por alegados “delitos de opinião”.