

Mais de 40.000 visitantes no SIL 2013
São esperados mais de 40.000 visitantes no Salão Imobiliário de Portugal (SIL) 2013 que se realiza de 9 a 13 de Outubro na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. Trata-se do maior evento de imobiliário do país e nem as dificuldades que o sector atravessa faz esmorecer a equipa que anualmente trabalha para realizar o Salão.
Sandra Fragoso, gestora do SIL, em entrevista ao Diário Imobiliário, explica porque este ano é mais importante do que nunca a realização da maior feira de imobiliário de Portugal.
Numa altura de crise para o sector imobiliário o que se espera para o Salão Imobiliário de Portugal (SIL) 2013?
O SIL é o evento nacional de referência para o sector imobiliário, reunindo investidores nacionais e internacionais, empresários, técnicos, organismos públicos e consumidor final, assumindo-se como uma plataforma dinamizadora de negócios no plano nacional e internacional. Assim sendo, o SIL é sempre uma mais-valia para o sector imobiliário e em especial para todas as empresas que participam no evento porque poderão realizar negócios apresentando o seu portfólio de imóveis, produtos e soluções.
Esta edição, através da Exposição, das Conferências e de outras actividades complementares, dará especial enfoque às soluções de reabilitação urbana e ao arrendamento como factores de fortalecimento do sector Imobiliário e da Construção em Portugal.
Numa perspectiva de internacionalização, destacamos a ligação com os países da CPLP e ainda com a China, tendo como objectivo principal reforçar a captação de investimento estrangeiro e internacionalizar o sector imobiliário, junto destas economias em grande crescimento. De referir, igualmente, a reunião dos representantes dos países membros da CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa que irá decorrer no âmbito do SIL.
A adesão do sector ao SIL tem sido positiva?
Como habitualmente, contamos com a presença das empresas líderes no mercado nacional, facto com o qual nos congratulamos. O nosso esforço no sentido de corresponder aos desafios actuais consubstancia-se em dois pilares, a reabilitação e o arrendamento a nível nacional e a internacionalização do sector, sentindo-se que as empresas valorizam esta estratégia que corresponde às suas expectativas e está de acordo com as suas prioridades. Assim, acreditamos que o SIL será mais uma vez um ponto de encontro do sector e acima de tudo um espelho da melhor oferta nacional, potenciador do crescimento do sector a nível nacional e internacional.
A internacionalização tem sido uma forte aposta do SIL. Como tem corrido esta divulgação do imobiliário português além-fronteiras?
O SIL tem vindo a apoiar a internacionalização do sector Imobiliário desde 2010, levando as empresas nacionais a mercados tão diversos como Angola, Moçambique, França, Reino Unido estando neste momento já em preparação as acções na China e no Luxemburgo, a realizar ainda em 2013, e no Brasil no próximo ano. As nossas empresas mostraram-se francamente satisfeitas com os resultados obtidos nestas acções de internacionalização da Fundação AIP.
O SIL será o ponto de ligação entre os Países da CPLP e o Oriente.
Assim sendo, e após o trabalho que temos realizado, as nossas expectativas de adesão de investidores estrangeiros ao SIL são bastante positivas, pois estamos convictos que o evento contribuirá para incrementar o investimento estrangeiro em Portugal (como comprova o sucesso do projecto “Golden Visa”).
Estão agendadas visitas de profissionais do sector imobiliário dos países da CPLP - Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste e da China, Reino Unido e França. De salientar que na exposição, encontraremos todos estes países representados nos “Espaço Meeting Point CPLP”. Pela 1ª vez a China estará representada no SIL, salientando-se a excelente relação da AIP – Feiras, Congressos e Eventos com a Câmara de Comércio e Indústria Luso – Chinesa e com o IPIM – Instituto da Promoção do Comércio e Investimento de Macau.
O SIL 2013 reflecte assim a estratégia de internacionalização do evento, que passa por levar as empresas portuguesas aos mercados internacionais altamente promissores e em captar o interesse dos investidores internacionais, promovendo a sua visita ao salão.
Quais as novidades no SIL 2013?
A Bolsa de Arrendamento e os Leilões mantêm-se como factores dinamizadores do evento, captando sobretudo o interesse do público. Estarão disponíveis imóveis para compra e para arrendamento, de Norte a Sul do País, com oferta diversificada e preços bastante competitivos.
Este ano temos acções muito concretas no âmbito da “Semana do Investimento e da Reabilitação Urbana”, na qual levaremos os investidores estrangeiros a visitar projectos reabilitados bem como a projectos por reabilitar. Nesta actividade contamos com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.
Os leilões realizar-se-ão no fim-de-semana, a partir das 15H, e são organizados pela Caixa Geral de Depósitos patrocinadora oficial do SIL.
Uma das novidades do SIL 2013 é a realização de uma hasta pública, organizada pela Direcção Geral do Tesouro e Finanças, que decorrerá no Domingo pelas 17H.
Quais outras actividades vão marcar presença?
Na edição deste ano, destacamos a realização da Conferência “Semana do Imobiliário, Investimento e Reabilitação Urbana” no dia 9 de Outubro, assim como da Conferência subordinada ao tema “O papel preponderante da CPLP no panorama imobiliário internacional e a ligação com o Oriente” no dia 11 de Outubro.
Os Prémios SIL do Imobiliário são sempre um momento alto do sector, na medida em que evidencia a excelência no sector imobiliário. A cerimónia de entrega de Prémios SIL 2013, terá lugar no 1º dia do evento, 9 de Outubro, passando os projectos vencedores a estar em exposição no SIL até dia 13 inclusive. Para além dos prémios iremos ainda atribuir duas distinções – Distinção Personalidade SIL 2013 e a Distinção Excelência. Acresce ainda outra novidade – pela 1ª vez será atribuído o Prémio Carreira Arquitecto SIL 2013.
Face ao sucesso da 1ª edição, e com o apoio da CIMLOP, iremos novamente dar oportunidades às nossas empresas de ter encontros B2B através do Speed Networking.
Como já referi anteriormente outra novidade desta edição é a visita com os investidores estrangeiros a projectos reabilitados e outros por reabilitar.
Ainda no decorrer do SIL iremos assistir à tomada de posse Orgãos Sociais da CIMLOP, na qual Luís Lima, Presidente da Comissão Organizadora do SIL, assume de novo a sua presidência.
O SIL proporciona ainda às empresas presentes a utilização do Auditório “Apresentações Comerciais” para poderem apresentar os seus imóveis, produtos e soluções.
Importa também referir que o SIL se insere num vasto conjunto de eventos a realizar em simultâneo na FIL, nomeadamente, a Intercasa Concept, o Lisboa Design Show, a Autocasião Premium e o Vintage Festival, que contribuem para o sucesso do SIL e para o qual esperamos mais de 40.000 visitantes.