
Mariana Morgado Pedroso, Directora Geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido
MIPIM 2025: um valioso encontro de ideias e inovação
Esta foi a primeira vez que a Architect Your Home (AYH) esteve presente no MIPIM, integrada no stand GRANDE LISBOA. Neste encontro, tivemos oportunidade de estar ao lado de promotores imobiliários de destaque como a Habitat Invest, Vanguard Properties, Fidelidade, Atenor, Krest, Avenue, Eastbanc, além de várias sociedades gestoras, e apresentar a nossa arquitectura e decoração ao Mundo, um excelente showcase dos nossos projetos e a possibilidade de partilhar ideias e conhecimentos.
A participação no MIPIM permite sempre um networking valioso, mas, neste caso, foi ótimo perceber as várias oportunidades de colaboração e parcerias que podem impulsionar especificamente o desenvolvimento urbano e económico do país. Falar sobre a presença no MIPIM é falar de uma vitrine poderosa, que, neste caso, projeta Portugal como um player importante no mercado imobiliário global.
A presença de um stand das várias regiões de Portugal no MIPIM é, sem dúvida, um marco significativo para a promoção do país no cenário imobiliário internacional. Tínhamos stands da região de Lisboa, que englobou Vila Franca de Xira, Loures e Almada; Greater Porto, com Porto, Matosinhos e Gaia; e Médio Tejo e Fundão. Nós estávamos estrategicamente localizados no stand GRANDE LISBOA e com uma divulgação eficaz, atraindo a atenção de investidores e líderes do setor de todo o mundo. Esta visibilidade internacional não só reforçou a marca, mas também destacou Portugal como um destino de excelência para investimentos imobiliários.
A participação de Lisboa no MIPIM foi, sem dúvida, um sucesso internacional, destacando Portugal como um destino de excelência para investimentos imobiliários. A presença de empresas de renome e a visibilidade alcançada reforçam a importância de continuar a promover o talento e o trabalho português. A troca de ideias e a formação de parcerias durante o evento são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento do setor.
Destaco as várias conferências disponíveis no certame, as quais nos deram insights atuais sobre tendências do mercado como a conferência sobre “Luxury Branded Real Estate and Hospitality” e a “AI for the future”, onde ideias foram apresentadas e debatidas com painéis de profissionais muito especializados e interessantes. Numa feira desta dimensão, o meu destaque, em termos de pavilhões e stands, iria para os projetos altamente inovadores apresentados no pavilhão INVEST SAUDI (plataforma oficial de promoção de investimentos da Arábia Saudita que teve a maior representação na feira, ocupando 8% do espaço total), com destaque para o projeto de uma promenade de 135 km dedicada ao lazer e ao desporto, que é um testemunho da contínua inovação e ambição de um país, lembrando-nos que, apesar dos grandes avanços, ainda há muito que se pode fazer para melhorar a infraestrutura e qualidade de vida, em projetos sustentáveis e altamente revolucionários.
Uma excelente surpresa foi o prémio “Best New Mega Development” para o projeto Entrecampos, da Fidelidade Properties. Este reconhecimento não só destaca a excelência e a inovação do projeto, mas também serve como uma projeção da qualidade e do talento português no cenário internacional. A conquista deste prémio reforça a capacidade de Portugal em desenvolver projetos de grande envergadura que combinam modernidade, sustentabilidade e impacto positivo nas comunidades.
Diria que, em conclusão, o conhecimento obtido pelas conferencias assistidas, a presença de plataformas como o INVEST SAUDI e o reconhecimento de projetos como o Entrecampos sublinham o valor do MIPIM e a importância de estar atento às tendências e inovações internacionais.
Nestes quatro dias, fiquei sem dúvidas de que estes eventos são fundamentais para encontrar players de excelência, inspirações e novas ideias, visões sobre desenvolvimento sustentável e a atividade do mercado imobiliário a nível global. O futuro passa mesmo por aqui!
Mariana Morgado Pedroso
Directora Geral do Architect Your Home Portugal e Reino Unido
*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico