
Imagem Mesa.
MESA vai construir novo hangar no aeroporto de Beja
A Mesa, empresa líder em engenharia e manutenção de aeronaves e parte do grupo de companhias aéreas Hi Fly, recebeu oficialmente a licença para a construção de seu segundo hangar no Aeroporto de Beja. Este significativo investimento triplicará a sua capacidade de atender clientes, fortalecendo ainda mais a posição do Aeroporto de Beja como um centro de desenvolvimento industrial e aeroespacial na Europa. O investimento total neste novo projeto chega a 60 milhões de euros, abrangendo infraestrutura, equipamentos e treinamento de novos técnicos.
As novas instalações, que abrangerão 11.000 metros quadrados, ficarão localizadas adjacentes ao hangar actual e foram projectadas para acomodar todas as aeronaves da família Airbus. A infraestrutura expandida aumentará a capacidade da Mesa de fornecer uma gama abrangente de serviços.
A Câmara de Beja considerou ontem que o novo hangar que a empresa Mesa vai construir no aeroporto local consolida esta infraestrutura como “importante plataforma europeia na área da reparação e manutenção de aeronaves”.
“É com grande satisfação que assistimos à consolidação do Aeroporto de Beja como uma importante plataforma europeia na área da reparação e manutenção de aeronaves”, disse o presidente do município, Paulo Arsénio (PS).
Segundo o autarca, o novo hangar de manutenção de aeronaves que a Mesa que construir no Aeroporto de Beja permitirá criar postos de trabalho na região e contribuirá para a fixação de quadros técnicos no território.
O presidente da câmara reagia ao anúncio conjunto feito, na terça-feira, pela ANA - Aeroportos de Portugal e pela Mesa da assinatura da licença para que esta empresa do grupo Hi Fly possa construir um segundo hangar no Aeroporto de Beja.
O autarca de Beja indicou que “caberá agora à Mesa a apresentação de um projecto de arquitetura e de especialidades do novo hangar à ANA, para apreciação e eventual validação”.
“Concluída essa fase, o processo poderá dar entrada no departamento técnico do município de Beja para a necessária apreciação, verificação da sua conformidade legal e emissão de licença de construção”, esclareceu Paulo Arsénio.
A Mesa é a principal empresa privada de manutenção de aeronaves em Portugal. As principais instalações da Mesa estão localizadas no Aeroporto Internacional de Lisboa e no Aeroporto de Beja. A Empresa possui diversas Estações de Manutenção ao redor do mundo (Lisboa, Beja, Delhi, Mumbai, Anchorage, Cidade do Cabo, Brisbane, Santiago do Chile e Hanói), todas voltadas para dar suporte temporário à necessidade do Cliente por Serviços de Manutenção de linha/base em um local específico.
De salientar ainda que o Alentejo vai, cada vez mais, afirmando-se como a região do país determinante no cluster da aviação em Portugal. Com vários e diversificados investimentos no seu território ligados a esta indústria, o maior dos quais é, porventura, o da brasileira Embraer, em Évora.