Lisboa, Porto e Setúbal lideram o ranking dos destinos mais populares para o Verão
Os destinos nas regiões de Lisboa, Porto e Setúbal lideram o ranking dos destinos domésticos mais populares para o Verão de 2023 entre os portugueses, revela a Airbnb.
O turismo intensificou-se muito em 2023 e as pesquisas dos hóspedes portugueses na Airbnb para estadias durante os meses de Junho, Julho e Agosto deste ano registaram um crescimento de mais de 50%. Ao mesmo tempo, os hóspedes na Airbnb já estão a organizar as suas férias de Verão em mais de 72.000 localidades em todo o mundo. As últimas semanas de Junho e as primeiras semanas de Julho são cruciais para os portugueses, pois é o período de pico das reservas em Portugal e quando milhões de viajantes portugueses decidem os destinos para as suas férias. Estas são as tendências de viagem para os portugueses no Verão de 2023:
1) As férias em família com sol, areia e água continuam a ser a fórmula de viagem mais procurada pelos portugueses. Assim, a presença de destinos costeiros é uma constante em todas as preferências reveladas pelas pesquisas efetuadas na plataforma para os meses de Junho, Julho e Agosto. As cinco categorias na Airbnb com mais reservas para este verão são:
- Praias
- Piscinas incríveis
- Quartos
- Cidades icónicas
- Surf
2) Os destinos domésticos tendência de verão entre os portugueses são:
- Algés, Lisboa
- Vila Nova de Gaia, Porto
- Sines, Setúbal
- Lisboa
- Porto
- Odemira, Beja
- Altura, Faro
- São Martinho do Porto, Leiria
- Vila Real de Santo António, Faro
- Porches, Faro
3) Os portugueses que viajam para o estrangeiro preferem destinos em países próximos, como Portugal, França e Itália. Estes são os destinos internacionais mais procurados pelos portugueses.
- Sevilha, Espanha
- Nice, França
- Palma, Espanha
- Vigo, Espanha
- Valencia, Espanha
- Sorrento, Itália
- Islantilla, Espanha
- Corfu, Grécia
- Ibiza, Espanha
- La Manga, Espanha
4) Madeira e Açores são os destinos mais hospitaleiros. Para aqueles que ainda não escolheram o próximo destino e sonham com uma escapadinha de cinco estrelas, a Airbnb analisou os destinos costeiros em Portugal com maior percentagem de avaliações positivas na sua plataforma. Os Açores apresentam o maior número de destinos com as classificações mais elevadas na plataforma.
- Ponta do Sol, Madeira
- Lagoa, Açores
- Ribeira Brava, Madeira
- Loures, Lisboa
- Calheta, Madeira
- Horta, Açores
- Vila Franca do Campo, Açores
- Nordeste, Açores
- Viana do Castelo
- Sintra, Lisboa
5) Viajar a bom preço é mais importante do que nunca para os portugueses. Em tempos de incerteza económica e num cenário de aumento do custo de vida, nunca foi tão importante encontrar opções de viagem acessíveis. Estes são os destinos portugueses mais procurados por menos de 100 euros por noite, em média, que permitem aos viajantes poupar:
- Vila Franca de Xira, Lisboa
- Nordeste, Açores
- Pombal, Leiria
- Bragança
- Arcos de Valdevez, Viana do Castelo
- Porto Santo, Madeira
- Praia da Vitória, Açores
- Santana, Madeira
- Barcelos, Braga
- Porto Moniz, Madeira
Por outro lado, a época de verão é uma oportunidade única para obter rendimentos adicionais, quer seja através da partilha de um quarto ou de uma segunda residência na praia ou na montanha. Dados internos da plataforma mostram que o anfitrião típico em Portugal ganhou mais de 2 700 euros.
Cibersegurança: conselhos para evitar fraudes nas reservas de verão
O aumento da procura de estadias na Airbnb por parte dos viajantes portugueses ocorre entre a segunda quinzena de junho e a primeira semana de julho. Para garantir que as férias de verão não são perturbadas pelo que parece ser uma pechincha irresistível, a PSP e a Airbnb juntaram-se para partilhar uma série de orientações e dicas para que os viajantes possam fazer as suas reservas em segurança.
A PSP afirmou: "Apelamos aos viajantes para que estejam mais atentos quando reservarem as suas férias de verão este ano. Se acredita ter sido vítima de uma burla, não hesite em denunciar o facto em qualquer esquadra de polícia. Recomendamos sempre que forneça todos os detalhes e dados que possam facilitar a investigação, tais como recibos que comprovem o pagamento, capturas de ecrã ou o contacto de quem está a tentar aplicar a burla".