CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Jardim da Praça do Império requalificado abre ao público

13 de fevereiro de 2023

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugura esta terça-feira a obra de requalificação do Jardim da Praça do Império, em Belém.

Recuperar o conceito original deste jardim histórico, da autoria do arquitecto Cottinelli Telmo, foi o principal desígnio da intervenção. Nela “foram retomadas características do desenho de 1940: manteve-se a exacta geometria baseada no quadrado original, foi reposta a acessibilidade ao tanque central e aos brasões esculpidos na Fonte Monumental e replantaram-se, à cota do tanque, os quatro conjuntos de árvores baixas.

O jardim, construído por altura da "Exposição do Mundo Português" (1940), evento comemorativo dos 800 anos da Independência de Portugal e dos 300 anos da Restauração da Independência, é da autoria do arquitecto Cottineli Telmo, autor de obras emblemáticas como a Cidade Universitária de Coimbra ou a Estação de Sul e Sueste, na capital.



Na envolvente do jardim, o conjunto monumental constituído pelo Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém, centro de exposições e espetáculos, o Planetário, o Museu da Marinha e o Padrão do Descobrimentos, conferem-lhe uma grandiosidade acrescida.

A obra agora concluída contemplou um aumento da área verde permeável, com a ampliação do jardim para sul e a plantação de novas árvores, o que se traduziu num acréscimo muito significativo das áreas ensombradas. A adaptação do jardim às alterações climáticas passou igualmente por aspectos como a optimização do sistema de rega, a introdução de pavimentos permeáveis-drenantes e a melhoria da eficiência hídrica e energética da Fonte Monumental.


Projecto do atelier ACB-Arquitetura Paisagista


O projecto de requalificação tem por base a proposta da ACB-Arquitetura Paisagista, ganhadora do concurso público lançado em 2016.

Num futuro próximo, a Autarquia pretende que a rega deste jardim passe a ser realizada com água para reutilização, através da extensão da rede de Água+ proveniente da Fábrica de Água de Alcântara. Está também prevista a requalificação da rede de iluminação exterior, com a substituição das actuais luminárias por tecnologia LED e a instalação de um sistema de telegestão.