CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Onde estão as casas mais caras e as mais baratas do país?

1 de novembro de 2017

A região de Lisboa e do Algarve são as mais caras do país. O município de Lisboa apresentou o preço mais elevado 2.231 euros/m2 e com valores acima de 1.500 euros/m2. Destaque ainda para os municípios de Cascais (1 800 euros/m2 ), Loulé (1 650 euros/m2 ) e Lagos (1 555 euros/m2 ). Na região do Algarve, todos os municípios, com excepção de Monchique e Alcoutim, registaram preços superiores ao valor nacional.

Segundo os dados revelados pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, na primeira edição das Estatísticas de Preços da Habitação, no período anual compreendido entre o terceiro trimestre de 2016 e o segundo trimestre de 2017, o valor mediano dos preços de alojamentos familiares vendidos no país fixou-se em 896 euros por metro quadrado, sendo que os municípios que superaram aquele valor localizavam-se maioritariamente no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa.

No período em análise, 41 municípios apresentaram um preço mediano de venda de habitação acima do valor nacional. Além das regiões já referidas, o INE aponta ainda que nas restantes sub-regiões sobressaiam, com preços maiores que o valor nacional, o município da Nazaré, na região Oeste, o município de Coimbra, os municípios do Funchal, Ponta do Sol e Porto Santo na Região Autónoma da Madeira e ainda os municípios de Esposende (Cávado), Aveiro, Évora (Alentejo Central), Grândola e Sines (ambos no Alentejo Litoral).

Os municípios com os menores preços de alojamentos familiares situavam-se sobretudo no Interior das regiões Norte, Centro e Alentejo. A Área Metropolitana de Lisboa (AML) foi com maior amplitude de preços da habitação entre municípios: o menor valor foi registado na Moita (588 euros/m2 ) e o maior em Lisboa (2 231 euros/m2 ).

No 2º trimestre de 2017, em Portugal, o preço mediano de vendas de alojamentos novos foi de 1 049 euros/m2 . Nos alojamentos usados o valor situou-se em 868 euros/m2 . Os preços de alojamentos novos situaram-se acima do valor nacional na Área Metropolitana de Lisboa, (1 611 euros/m2 ), Algarve (1 522 euros/m2 ), Região Autónoma da Madeira (1 183 euros/m2 ) e Área Metropolitana do Porto (1 083 euros/m2 ). Na Área Metropolitana do Porto o preço mediano do total de alojamentos (851 euros/m2 ) e de alojamentos existentes (821 euros/m2 ) ficou aquém do respectivo valor nacional.

Neste período, o preço mediano mais elevado de alojamentos usados registou-se no Algarve (1 268 euros/m2 ). Para além do Algarve, também a Área Metropolitana de Lisboa e a Região Autónoma da Madeira registaram preços medianos de alojamentos existentes acima do referencial nacional: respectivamente, 1 174 euros/m2 e 1 026 euros/m2 . No período em análise, a AML apresentou a maior diferença entre o preço de alojamentos novos e o de alojamentos usados (437 euros/m2).