



Número de lojas de mediação aumenta em Portugal
As vendas de casas têm vindo a subir gradualmente desde o final do ano passado e no primeiro trimestre de 2014, o aumento tem sido mais visível, basta analisar o facto de em Março, as transacções no mercado residencial aumentaram 28,9% em relação ao mesmo período do ano transacto. Também no mês de Abril, esse aumento manteve-se.
Por esse motivo o primeiro trimestre de 2014 foi de optimismo e crescimento da confiança na mediação imobiliária e em Abril esse sentimento continuou e até aumentou. Na verdade nesse mês, o mercado imobiliário registou, um comportamento tendencialmente mais optimista face ao anterior.
Estes resultados revelados no último Inquérito Mensal de Conjuntura do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, mostram que o imobiliário está a recuperar.
A rede de mediação ERA está confiante nesta evolução do sector e é por isso que no primeiro trimestre abriram mais nove lojas ERA no país. E segundo Pedro Barbosa, director Nacional de Expansão da ERA Portugal até ao final do ano o objectivo é abrir 20 lojas. Este valor revela um aumento da procura superior a 40%. Os franquiados são, sobretudo, homens, licenciados (90%), alguns em situação de desemprego (30%). O ano passado as lojas ERA tiveram uma rentabilidade média entre 25 a 30%.
“Este ano, no primeiro trimestre, crescemos 36%, face ao período homólogo. Este crescimento tem sido benéfico para a expansão da marca pois tem atraído mais investidores, que procuram soluções de negócio ERA (loja Standard e Loja +). Neste momento, uma loja ERA consegue garantir uma rentabilidade entre os 25 e os 30%,sendo o retorno do investimento efectuado no prazo médio de 24 meses e um negócio sem qualquer tipo de problemas de cobranças”, revela o responsável. Ao longo deste ano Pedro Barbosa refere que a rede foi contactada, sobretudo, por pessoas proactivos e interessadas em ter o seu próprio emprego/negócio.
Mercado mais plural
Para o director Nacional de Expansão da ERA Portugal o mercado tornou-se mais plural. Actualmente a mediadora regista clientes nacionais e internacionais, bem como emigrantes e luso descendentes. Na sua opinião o investimento estrangeiro no imobiliário está a subir para níveis nunca registados anteriormente, no entanto, a maioria das transacções em Portugal continuam a ser efectuadas por cliente nacionais.
As tipologias mais procuradas são os T2 e T3, sobretudo nos grandes centros urbanos. Fora das grandes cidades a opção mais procurada é a moradia.
Banca com mais abertura
Pedro Barbosa revela que a banca tem mostrado maior abertura na concessão de crédito e baixa dos spreads, embora de forma muito mais cuidadosa, e também mais criteriosa, do que no passado. “No entanto, não deixa de ser um sinal de confiança para o sector”, assegura.
O responsável adianta ainda que a ERA pretende chegar aos pequenos e grandes concelhos. “Para o efeito, temos duas soluções de investimento possíveis – Lojas Standard e Lojas + – ambas garantem excelentes níveis de rentabilidade, com a vantagem de serem adaptáveis à capacidade de investimento de cada pessoa”, conclui.