
Fevereiro mantém descida de preço da habitação
O mês de Fevereiro confirmou a descida do preço das casas registado em Janeiro, ainda que a um ritmo mais lento. Assim, face a Janeiro, o preço da habitação em Portugal (Continental) desceu 0,1% em Fevereiro. No mês anterior, a descida havia sido de 0,3%. Este abrandamento deve-se sobretudo à evolução dos preços nas casas novas, que cresceram 0,1% em termos mensais, enquanto nas usadas, a variação mensal foi de -0,3%.
Os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi) revelam ainda que a evolução homóloga dos se manteve em terreno negativo, com uma desvalorização de 0,7% em Fevereiro face ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, esta desvalorização recuperou 0,2 pontos percentuais face à variação homóloga registada em Janeiro. Em termos homólogos, os fogos novos apresentaram em Fevereiro preços 0,9% acima do mesmo mês de 2013, enquanto nos usados, a nota foi de queda (-1,8%).
Na Área Metropolitana do Porto, após três meses com quedas mensais, o preço das casas subiu 1,1% em Janeiro face ao mês anterior. Contudo, em termos homólogos, os preços mantiveram-se em terreno negativo (-1,2%). As casas novas nesta região apresentaram preços 0,4% acima dos registados em Janeiro, enquanto em termos homólogos este indicador foi negativo (-1,3%). Os preços dos usados subiram 1,7% entre Janeiro e Fevereiro de 2014. Relativamente ao período homólogo, este segmento apresentou uma queda de preços de -1,1% na região.