Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Famílias estão a entregar menos casas aos bancos

 

Famílias estão a entregar menos casas aos bancos

13 de fevereiro de 2015

Os portugueses estão a entregar menos casas aos bancos. As famílias que estão com mais dificuldades em cumprir com as prestações mensais aos bancos estão a renegociar os créditos e a conseguir manter as casas.

Segundo os últimos dados avançados pela APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, no primeiro trimestre de 2013 foram entregues 639 imóveis em dação em pagamento, uma quebra de 72,6% face ao período homólogo.

Luís Lima, presidente da APEMIP, revela que esta quebra se deve “pela mudança de actuação da banca junto das famílias” que passou a ter “mais sensibilidade a tratar este assunto, apostando na renegociação dos créditos como primeira opção”.

Em contrapartida, o número de promotores a entregar casas aumentou

Contudo, só o número de imóveis entregue pelas famílias portuguesas decresceu. Contrariamente a esta situação, as dações feitas por promotores imobiliários viram o número subir. “As dificuldades que os promotores imobiliários atravessam neste momento são públicas. Há cada vez mais promotores a entregar casas aos bancos, e a fecharem de seguida, por não conseguirem sobreviver”, explica Luís Lima.

Municípios de Montijo, Fafe, Vila Real, Vouzela e Portel, os que mais entregaram casas

As Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto concentraram 31% dos imóveis entregues em dação em pagamento neste primeiro trimestre, mas é nos municípios de Montijo, Fafe, Vila Real, Vouzela e Portel, que se verifica o maior aumento das dações, representando mais de metade da totalidade dos imóveis entregues em dação.