Em contra-ciclo, procura para compra de moradia acelerou em tempo de Covid-19
A procura por moradias para compra cresce 14% em Portugal entre a primeira e segunda quinzena de Março, ao contrário a procura por compra de apartamentos caiu 24%, revela hoje a plataforma Imovirtual.
De acordo o relatório do desempenho do mercado na plataforma desde o momento em que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal, o Imovirtual revela que registou sinais de retoma do tráfego durante a última semana (30 de Março a 5 de Abril), sobretudo, em comparação com a semana anterior (23 a 29 de Março). A plataforma teve um crescimento 9% no número de utilizadores totais e de 11% tanto em novos utilizadores como em número de visitas ao portal.
Neste período, indica ainda que a procura de moradias aumentou, sobretudo as regiões de Braga (19%), Faro (13%) e Porto (11%).
Em relação ao decréscimo registado na procura de apartamentos para compra, Faro (-30%), Lisboa (-24%) e Porto (-23%) formam o TOP3.
Quanto ao meio preferido dos utilizadores para realizarem as suas pesquisas durante o período referido, e apesar de o telemóvel continuar a ser o mais solicitado (mesmo tendo decrescido 4%), verifica-se neste período um crescimento do desktop ou computador pessoal (7%) e do tablet (11%).
Relativamente em termos de perfil demográficos, verificou-se um aumento de 9% de homens que procuram casa no portal na 2ª quinzena de março – o que equivale a 41% de todas as visitas.