Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Arrendamento é tábua de salvação

 

Arrendamento é tábua de salvação

13 de fevereiro de 2015

Actualmente assiste-se a um novo paradigma da actividade imobiliária, da construção nova passou-se para a reabilitação e a compra e venda está a ser ultrapassada pelo arrendamento.

Quem o afirma é Luís Lima, presidente da APEMIP – Associação dos Profissionais das Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, que em entrevista ao Diário Imobiliário garante ainda que o arrendamento não será, só por si, a salvação de todo sector imobiliário, mas será uma das suas tábuas de salvação. Contudo, assegura que é indispensável que haja uma descida dos valores das rendas na ordem dos 30 ou 40%.

Acredita no entanto que o imobiliário português é um produto seguro e muito atractivo e que pode despertar o interesse do investidor estrangeiro. Também a reabilitação urbana nos centros das cidades históricas mais importantes será, a médio e a longo prazo uma boa oportunidade de negócio.

Apesar disso, Luís Lima concorda que não existe um programa estratégico eficaz para a reabilitação urbana, mesmo que ela seja uma das prioridades do memorando da Troika, o responsável admite que é necessário repensar os moldes adoptados para fazer cumprir esta estratégia.

A internacionalização é uma das principais vias pela qual se deve seguir, especialmente em sectores como o do imobiliário, que têm grande representatividade e importância para o desenvolvimento da economia dos países, e ainda mais como Portugal, que apresenta um sector de grande qualidade e grande potencial para se afirmar junto de outras economias.

Veja a entrevista na íntegra