Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
HaierJPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Tony Morais (Sócio do GROUPE IDEC e Diretor Geral do Polo de Engenharia), Jean-Michel Jacintho (Diretor Geral da VHM) e Vitor Hugo (fundador da VHM) e suas equipas

Tony Morais (Sócio do GROUPE IDEC e Diretor Geral do Polo de Engenharia), Jean-Michel Jacintho (Diretor Geral da VHM) e Vitor Hugo (fundador da VHM) e suas equipas

Grupo francês de imobiliário IDEC compra empresa portuguesa de engenharia VHM

31 de março de 2026

A empresa portuguesa VHM, especializada em engenharia, arquitectura e gestão de projectos imobiliários, deu início a uma nova fase do seu percurso com a entrada do grupo francês Groupe IDEC no seu capital, através da aquisição de uma participação maioritária.

A operação marca um passo estratégico na evolução da VHM, permitindo reforçar a sua capacidade de crescimento e expansão, ao mesmo tempo que mantém a identidade, a liderança e o modelo de atuação que sustentaram mais de três décadas de atividade no mercado nacional.

Fundada em 1993, no Porto, por Vítor Hugo, a empresa conta actualmente com cerca de 300 colaboradores e presença nas cidades do Porto, Lisboa e Coimbra. Ao longo do seu percurso, a VHM esteve envolvida em diversos projectos estruturantes em Portugal, como o Metro de Lisboa, o Hospital de Évora — o maior do país — e o Instituto de Oncologia de Coimbra, além de intervenções em áreas como comércio, indústria, hotelaria, habitação e infraestruturas sociais e culturais.

Para Vítor Hugo, presidente e fundador da empresa, a entrada do grupo francês representa uma oportunidade para acelerar o crescimento sem comprometer os valores que definem a organização. “Esta integração permite-nos entrar numa nova fase de crescimento, mantendo aquilo que sempre nos definiu: a proximidade com o cliente, o rigor técnico e a capacidade de execução”, afirma.

Também o Groupe IDEC destaca o alinhamento estratégico entre as duas organizações. Segundo Patrice Lafargue, presidente e fundador do grupo, o objetivo passa por dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela VHM e contribuir para o seu crescimento, beneficiando simultaneamente da experiência e do posicionamento da empresa portuguesa no mercado.

Com presença na Europa e na Ásia, o grupo francês apresenta um volume de negócios médio de cerca de 500 milhões de euros, desenvolvendo anualmente cerca de 700 mil metros quadrados de construção e gerindo projetos imobiliários avaliados em 1,5 mil milhões de euros.

A aquisição é marcada por uma lógica de continuidade, mantendo-se a actual equipa de gestão, com Vítor Hugo à frente da empresa. Esta estabilidade é vista como um fator-chave para assegurar a coerência na execução da estratégia e preservar a relação de proximidade com clientes públicos e privados.

A médio prazo, o Groupe IDEC pretende reforçar a sua presença em Portugal, expandindo atividades como urbanismo, promoção residencial, imobiliário empresarial, investimento, energia e engenharia “chave na mão”. O objectivo passa por actuar em toda a cadeia de valor do sector imobiliário, potenciando sinergias com a VHM.

Para o grupo francês, esta operação representa não apenas uma entrada no mercado português, mas também uma aposta num crescimento sustentado e de longo prazo, assente na inovação, na componente técnica e na transição para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis.

Com esta integração, VHM e Groupe IDEC preparam-se agora para escrever um novo capítulo, com o objectivo de consolidar a presença no mercado nacional e explorar oportunidades além-fronteiras.