
Foto cortesia página Facebook Feteiras - O Céu na Terra
Governo dos Açores arranca com obra de 32 lotes habitacionais nas Feteiras
O Governo dos Açores consignou esta terça-feira a empreitada de infraestruturação de 32 lotes habitacionais na freguesia das Feteiras, em São Miguel, num investimento de 1,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os terrenos, integrados no Loteamento do Biscoito, serão posteriormente atribuídos a 32 famílias através de concurso público, destinando-se à construção de moradias unifamiliares. A obra tem um prazo de execução de 150 dias.
Durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra, a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, destacou que 80% do investimento global previsto para habitação no âmbito do PRR já foi executado ou está em execução. “Estamos a concretizar o maior investimento público em habitação nos Açores”, afirmou.
Só em Ponta Delgada, adiantou a governante, estão a ser construídas 219 novas soluções habitacionais, em freguesias como São Roque, Santa Clara, Arrifes ou Capelas. O objectivo, reforçou, é garantir respostas para diferentes perfis, incluindo jovens e famílias da classe média, sem esquecer os agregados em situação de maior vulnerabilidade.
Carreiro sublinhou ainda as dificuldades herdadas de anteriores executivos, apontando a “falta de investimento no parque habitacional” e entraves burocráticos. Um dos exemplos é precisamente o terreno do Loteamento do Biscoito, adquirido pela Região em 2000, mas apenas regularizado em 2022 pelo actual governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.