CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

Flatio

Flatio propõe aos senhorios que se foquem em arrendamentos de média e longa duração

9 de agosto de 2022

Flatio, uma plataforma que permite aos utilizadores reservar online estadias mensais, apresenta os benefícios do arrendamento de média duração para os senhorios, a propósito de novos dados lançados para Portugal: o alojamento local teve uma média de ocupação de 73% em Lisboa e 56% no Porto. 

Com a transição de curta para média e longa duração, a Flatio afirma ser possível ter 90% de ocupação face à elevada procura por esta modalidade. A empresa tem imóveis em mais de 300 destinos incluindo Portugal, onde conta com 4547 casas e quartos, com Portugal a representar um crescimento de 278% em lucros. 

Na opinião de Radim Rezek, CEO e co-fundador da Flatio: "Queremos que os senhorios percebam a oportunidade de colocarem as suas habitações à disponibilidade de nómadas e trabalhadores remotos digitais, a viver e trabalhar a partir de qualquer lugar, em vez de estarem apenas focados em turistas que não chegam para atingir o potencial máximo de reservas das listagens. A procura por arrendamentos de maior duração está em crescimento e não mostra sinais de abrandar, já que de 2019 para 2021 a procura por arrendamento de longa duração subiu 90%”. 

Estima-se que existam 35 milhões de nómadas digitais no mundo, com 25% de todos os empregos na América do Norte a serem remotos até ao final de 2022. Só em Portugal, este número aumentou 23% em 2020, o que coloca o país no topo da lista de destinos de trabalho remoto neste relatório da Bloomberg. A Flatio adquiriu ativos imobiliários da NomadX e a flOasis, em 2020 e 2022 respetivamente, para facilitar aos trabalhadores remotos e nómadas digitais a procura por habitação no estrangeiro. 

Em 2021, a Flatio tornou-se também o parceiro oficial de alojamento da primeira aldeia nómada digital do mundo, no arquipélago da Madeira. A Flatio oferece uma solução mais conveniente para os arrendatários e garante melhores taxas de ocupação para os senhorios, o que, numa perspectiva de longo prazo, tem um impacto positivo nas receitas do senhorio. Fornece contratos de arrendamento bilíngues e unificados, uma solução de pagamento única a nível mundial pronta para pagamentos recorrentes de cada arrendamento durante a estadia, cobertura de danos para os senhorios e também a possibilidade de ter visitas de 360º e de realidade virtual nos alojamentos.

 “Para os senhorios, as estadias mensais são mais fáceis de gerir com menos manutenção, limpeza e fluxos de receitas mais constantes. Não esquecendo, os hóspedes com estadias mais longas são também mais propensos a integrarem-se em cidades e vilas e estão geralmente mais atentos ao seu impacto", acrescenta Radim. Tem também uma aplicação web para senhorios, onde estes podem gerir as suas listas de propriedades, as definições de publicidade para essas listas, as reservas, os inquilinos e os contratos de arrendamento, etc. É também o principal canal de comunicação com os interessados e inquilinos. 

A Flatio foi fundada em 2016 por Radim Rezek, Ondřej Dufek e Jakub Škorpík, empreendedores checos que trabalhavam juntos desde 2009 na criação de empresas de arrendamento a curto e longo prazo, e que viram uma oportunidade no mercado de arrendamento a médio prazo.