Facturação das lojas dos Centros Comerciais cresce 7% em 2023
Segundo um estudo da REDUNIQ Insight desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais - APCC, a facturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais em 2023 apresentou uma variação positiva de 7% em relação ao ano de 2022, que já tinha sido um ano recorde de vendas no sector. O número de transacções aumentou 8,5% em relação a 2022, o que reflecte o aumento do tráfego nos Centros Comerciais.
De acordo com a REDUNIQ Insight, em 2023 os fins-de-semana representaram 34% das compras (transacções) realizadas com meios de pagamento electrónico nas lojas dos Centros Comerciais. Nos dias úteis da semana, o período pós-laboral representou 39% das compras nas lojas dos Centros Comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
No ano passado a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 36,7 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 88,6 euros.
As vendas das lojas dos Centros Comerciais a turistas representaram 12% do total da facturação, o que demonstra a grande atractividade destes espaços para quem visita o país.
Em 2023, 34% do total de facturação registada em Centros Comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 27% foi gasto em Supermercados, 14% em Eletrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração. “Papelarias, livrarias, revistas e tabaco” representaram 8% da faturação em lojas dos Centros Comerciais no período em análise.
O mês de Dezembro foi o que registou os valores mais elevados do ano, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores, tendo a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais ficado nos 42 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 112,2 euros.