Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA

Taxas Euribor sobem pela 3.ª sessão consecutiva

7 de março de 2025

A Euribor subiu hoje pela terceira sessão consecutiva a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira e no prazo mais curto manteve-se acima de 2,5%.

Com as alterações de hoje, um dia depois do Banco Central Europeu (BCE) ter descido as taxas directoras em 25 pontos base, a taxa a três meses, que avançou para 2,529%, continuou acima da taxa a seis meses (2,408%) e da taxa a 12 meses (2,481%).



A taxa Euribor a seis meses, que passou em janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu hoje para 2,408%, mais 0,014 pontos.

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também avançou, para 2,481%, mais 0,033 pontos.

No mesmo sentido, a Euribor a três meses subiu hoje, ao ser fixada em 2,529%, mais 0,018 pontos.

Como antecipado pelos mercados, o BCE decidiu na quinta-feira reduzir, pela quinta vez consecutiva em seis meses, as taxas de juro directoras em um quarto de ponto, para 2,5%.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, deu a entender que a instituição está preparada para interromper os cortes das taxas de juro em Abril, numa altura em que os juros das dívidas soberanas estão a subir.

A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 16 e 17 de Abril em Frankfurt.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Lusa/DI

PUB
Habitação
Arrendar casa custa acima de 70% do que os portugueses procuram pagar
21 de maio de 2025
PUB