Como uma serração se transforma numa moderna moradia no coração de Lisboa
Num velho quarteirão em Santa de Isabel, na zona histórica de Lisboa, surge uma moderna moradia a partir de uma antiga serração. Um projecto de particular beleza com assinatura do atelier Fragmentos.
Segundo a equipa do atelier, "o seu carácter singular, não propriamente pela forma e aparência exteriores, mas pela sua “alma interior”, é resultante da época em que foi edificado e da função que desempenhava. No seu interior, a antiga carpintaria possuía características arquitectónicas ímpares que interessaram preservar e que valorizaram a nova funcionalidade de habitação que se lhe atribuiu".
Na memória descritiva temos conhecimento de que as texturas e cores interiores dadas pelas paredes de tijolo maciço juntamente com a presença da madeira estrutural, particularmente nas asnas e estruturas secundárias da cobertura e soalhos, conferem-lhe uma riqueza plástica e histórica que se pretendeu que perdurasse como sendo o 'espírito' do edifício.
"Na volumetria proposta, que se manteve de acordo com a pré- existência, o grande desafio foi a iluminação e ventilação natural de um corpo construído sem logradouro ou frente de rua. A solução de criar vazios na massa pré existente permitiu criar pátios nos diferentes níveis, funcionando estes como fachadas abertas para um espaço de privacidade exterior", explica.
SERRAÇÃO
CLIENTE: Parallelseason
ARQUITECTURA: Fragmentos
ÁREA DE INTERVENÇÃO: 415 m2
ÁREA DE CONSTRUÇÃO: 415 m2
LOCALIZAÇÃO:Lisboa
TIPO: Habitação Unifamiliar
CRONOLOGIA: 2014 - 2018
STATUS: Concluído
FOTOGRAFIA: FG+SG
Conheça melhor o projecto AQUI