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DPD investe 28 milhões de euros no seu maior hub de encomendas em Portugal

17 de outubro de 2022

MA DPD, empresa de transporte expresso, acaba de anunciar que irá investir 28 milhões de euros no desenvolvimento de um novo hub de distribuição de encomendas em Loures, na região de Lisboa.

O novo espaço, com uma área total de 12.000 metros quadrados, vai agora juntar no mesmo local a sede da empresa e as respetivas operações na área da Grande Lisboa – actualmente localizadas em São João da Talha (Loures) e Olivais (Lisboa) – tornando este hub não só no maior da DPD em Portugal, como do país.

Este investimento surge como resposta ao crescimento da actividade da DPD em Portugal, que em 2021 concretizou 23,8 milhões de encomendas (mais 10,8% que no período homólogo), totalizando uma faturação de 88,5 milhões de euros. De acordo com Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, “este crescimento é reflexo quer do aumento significativo e gradual que o comércio online está a ter em Portugal – o que corresponde a uma subida do número de entregas de encomendas – quer da capacidade da DPD em acompanhar a evolução das necessidades dos nossos clientes B2B e B2C, que procuram cada vez mais serviços de entrega que aportem facilidade, rapidez e comodidade à jornada de distribuição de uma encomenda, e que ao mesmo tempo consigam contribuir para a redução do impacto no ambiente”.
Para completar a sua ideia, o responsável pela operação da empresa em Portugal recorre ao último Barómetro e-Shopper 2022 da DPD: “Segundo podemos verificar neste relatório, o e-commerce continuou a crescer nos últimos dois anos, com o mercado português a ganhar novos e-shoppers, sobretudo em 2020 (8%), e novamente em 2021 (2%). Ao mesmo tempo, novas soluções como a rede pickup e os lockers ganharam ainda mais expressão, com 20% dos consumidores a aderirem a estas alternativas para usufruírem da maior comodidade possível no processo de recolha das suas encomendas.”
O novo hub de Loures, cuja conclusão das obras está prevista para aio de 2023, vem reforçar a resposta da empresa às entregas na área da Grande Lisboa, em particular às zonas de Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Carregado. O espaço juntará as aCtuais operações de São João da Talha e dos Olivais, e irá contemplar as atividades de triagem e distribuição, assim como no que diz respeito a todos os serviços administrativos.
“Estamos presentes em mais de 16 países na Europa, mas o VGP PARK Loures é especial pois a sua aquisição foi iniciada durante a Pandemia do Covid 19 e representa a resiliência e o acreditar da VGP no mercado nacional. Além de ser o nosso primeiro projecto 100% dedicado à logistica de Last-Mile, é também o nosso primeiro projeto em Lisboa, depois de em 2019 entramos em Portugal. Este novo park, que mais uma vez se pauta pelos princípios estratégicos do Grupo VGP sobre localização, sustentabilidade e eficiência energética, terá certificação Breem Excelente e já está 100% pré-alugado. Estamos muito satisfeitos com o facto de termos a DPD, um dos maiores players do seu sector, como inquilinos”, refere José Ferreira Country Manager da VGP Portugal.
Com este investimento, a DPD prevê apostar no aumento da sua frota e na contratação de novos colaboradores a médio prazo, consoante o crescimento da actividade. Numa primeira fase, as equipas serão constituídas pelos trabalhadores que trabalham, atualmente, nas duas operações (São João da Talha e Olivais) já existentes na região.
De destacar, também, a inovação associada à construção do novo hub, que irá contar com a instalação de uma nova máquina de triagem com um sistema de crossbelt único em Portugal. Além disso, e em linha com a estratégia verde de negócio da DPD, o novo edifício terá uma certificação Breeam Excellent – sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios – e disponibilizará, também, 120 postos de carregamento eléctrico para veículos da sua frota.
A DPD tem sido pioneira na adoção de uma estratégia de negócio verde, com uma forte aposta na descarbonização da frota, através de veículos eléctricos, e de soluções de entrega e recolha de encomendas out of home, como os lockers e a rede de pontos Pickup, que assegura a redução das emissões de CO2 nas cidades ao permitir reduzir recursos e deslocações.