CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Habitação - Construção

Como funciona o Crédito à Construção para quem quer construir a sua casa

10 de abril de 2023

O crédito à construção é muito semelhante a um crédito à habitação, tendo a particularidade de, em vez de ser destinado à compra de um imóvel, é obtido com a finalidade de construir uma casa feita à sua medida. A Decisões e Soluções explica os passos a ter em consideração para este crédito.

Existem diferenças entre estes dois tipos de crédito: num crédito à habitação, o capital é disponibilizado na íntegra no acto da escritura, enquanto que num crédito à construção, o capital é distribuído em diferentes tranches mediante a evolução da obra e após a realização de vistorias pedidas pelo mutuário. Outra diferença, centra-se no montante de financiamento. No primeiro, o montante máximo ronda os 90% do valor mais baixo quer seja o da avaliação ou o da aquisição, já no caso do segundo, o valor pode ir até aos 100% do valor total da construção.

O que deve ter em conta antes de pensar em construir a sua casa de sonho? Embora este processo possa parecer complicado, a Decisões e Soluções ajuda-o e explica os passos que deve ter em consideração:

  1. Encontrar um terreno – Para dar início à construção da sua casa de sonho, é imprescindível decidir qual a sua zona de eleição e adquirir, se não tiver já, um terreno com licença para construção, podendo encontrar as melhores oportunidades aos melhores preços mais facilmente através de uma consultora imobiliária;
  2. Solicitar um Pedido de Informação Prévia – Nesta fase, deve dirigir-se à Câmara Municipal onde se encontra localizado o terreno a fim de obter o Pedido de Informação Prévia (PIP), informando que pretende avançar com a construção do imóvel. Posteriormente, a autarquia vai conceder-lhe um documento que confirma se o terreno pode ser utilizado;
  3. Pedir um projecto de arquitectura – Para conseguir desenhar e conceber o imóvel dos seus sonhos, vai necessitar de fazer, com a ajuda de um arquitecto, um levantamento topográfico e requisitar documentos específicos relativos a esgotos, água, gás e comunicações. Logo que tenha todos estes documentos, vai receber um alvará de construção que confirma que a habitação projetada está de acordo com a legislação e a regulamentação em vigor.
  4. Orçamentar a obra – É tempo de fazer contas. Pode começar a idealizar a sua casa logo após decidir o valor que está disposto a investir. Neste sentido, é essencial ter um orçamento de modo a estabelecer um limite máximo de despesa e evitando, assim, eventuais custos extras.
  5. Construção da casa – Mãos à obra. Nesta etapa, é vital reunir uma boa equipa de profissionais de construção que garanta segurança e confiança ao longo do processo. Sugerimos que recorra a um bom engenheiro civil que consiga acompanhar a obra, tal como um empreiteiro profissional. Assim, consegue confirmar que a construção tem qualidade, que cumpre os prazos estipulados e que respeita o orçamento.

Segundo Guida Sousa, Directora Coordenadora Nacional da Decisões e Soluções, “sabemos que a escolha de um imóvel é sempre um momento especial, logo queremos garantir que os sonhos dos nossos clientes são concretizados e quce a sua casa tem tudo aquilo que sempre desejaram. É por eles que trabalhamos diariamente, oferecendo um serviço de aconselhamento personalizado e independente. A DECISÕES E SOLUÇÕES é o parceiro ideal para ter do seu lado, transmitindo-lhe confiança, credibilidade e solidez na concretização dos seus negócios”.