Câmara de Braga compra à arquidiocese cinema S. Geraldo e edifício do Pé Alado por 1,4 M€
A câmara de Braga vai comprar à arquidiocese o antigo cinema S. Geraldo e o edifício contíguo do Pé Alado, avaliados em 1,4 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a câmara refere que a aquisição será imediata, sendo o objectivo criar condições para a criação do Media Arts Center e para a qualificação plena das instalações disponibilizadas à União de Freguesias de São Lázaro e São João de Souto, a concluir até 2026.
O acordo de aquisição vai ser votado na reunião do executivo marcada para segunda-feira.
O valor global acordado resulta das avaliações individuais dos edifícios por peritos avalizados, de que resultaram os montantes de 745 mil euros para o Cinema São Geraldo e de 659 mil euros para o edifício do Pé Alado.
“Com a formalização imediata, e sem necessidade de validação subsequente por qualquer entidade civil ou eclesiástica, o município de Braga fica habilitado a promover os projectos de reabilitação previstos para ambos os edifícios, de forma integrada”, acrescenta o comunicado.
Diz ainda que foi com este propósito que o município de Braga e a arquidiocese celebraram dois contratos de arrendamento com opção de compra versando aqueles edifícios, a 01 de agosto de 2017 e 30 de abril de 2018, respectivamente.
O município manifestou intenção de antecipar o processo negocial tendente à aquisição dos dois imóveis, desde logo para acelerar o processo de reabilitação dos imóveis e pela necessidade técnica de promover tal intervenção de forma integrada nos dois edifícios.
Pesou ainda o facto de a possibilidade de enquadrar a reabilitação em potenciais candidaturas a financiamento comunitário exigir que o município seja titular de um direito real que os actuais contratos de arrendamento não lhe conferem.