
Faro do Alentejo, foto de JF de Faro do Alentejo
CBRE assessora venda de propriedade agrícola de 400 ha no Alentejo a investidor internacional
A CBRE assessorou a venda de um activo agrícola com cerca de 400 hectares em Faro do Alentejo, no distrito de Beja, ao grupo holandês Van Lanschot Kempen, investidor institucional especializado em capital natural e activos reais.
O terreno está inserido no perímetro de rega do Alqueva, uma das principais infraestruturas hidráulicas do sul da Europa, e será dedicado ao cultivo de azeitonas para produção de azeite virgem extra. A transacção foi estruturada através da venda da sociedade detentora do activo.
Para o comprador, a operação reforça a plataforma Rio de Azeite e enquadra-se numa estratégia de agricultura regenerativa. "Permite-nos aplicar práticas agrícolas ambientalmente responsáveis, de acordo com um modelo de investimento que privilegia a sustentabilidade e a resiliência produtiva", afirmou Richard Jacobs, Head of Farmland Investments da Van Lanschot Kempen.
Manuel Valadas Albuquerque, Head of Agribusiness para o Sul da Europa na CBRE, sublinha que a operação reflecte a crescente atractividade do sector: "A combinação de activos agrícolas de qualidade, infraestruturas de regadio consolidadas e orientação para a sustentabilidade posiciona a Península Ibérica na linha da frente para investidores especializados em capital natural."
O contexto é favorável. O investimento institucional em agribusiness na Península Ibérica atingiu 1,2 mil milhões de euros em 2025, um aumento de 50% face ao ano anterior, distribuído entre compra de terrenos, dívida e operações de M&A (Fusões e Aquisições). Após um pico de 2,2 mil milhões de euros em 2023, o mercado retoma agora uma trajectória de crescimento sustentado - refere a consultora.
















