CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Villa Theatro, Braga

Braga: Edifício do início do século XX renovado e transformado em apartamentos turísticos

16 de agosto de 2024

Edifício do início do século XX da autoria do arquitecto Moura Coutinho, situado no coração da cidade de Braga, renovado e transformado em apartamentos turísticos.

Na sua origem estava previsto para integrar a "Padaria Nacional" (venda e panificação) no piso térreo e, nos pisos superiores, escritórios e habitações. Nas últimas décadas do sec XX foi sendo adulterado, passando por diferentes usos com sucessivas álterações ao projecto inicial.


Villa Theatro, Braga

Já no século XXI o atelier Arquitectos Aliados foi contratado para realizar um projecto (arquitectura, especialidades, interior design) com forte componente turística, mantendo o uso de comércio no piso térreo.

A fachada original, com influência da arquitectura francesa do inicio do séc. XX, resultado das várias viagens que Moura Coutinho fez a França, apresenta uma composição fortemente assimétrica nos dois primeiros pisos, sendo absolutamente simétrica nos restantes.


Villa Theatro, Braga

No piso térreo destaque para o embasamento em granito cinza da região e friso, em alto relevo de figuras aladas de inspiração suméria em fingimento de granito, porta larga de acesso ao comércio e porta elegante para acesso aos demais pisos.

No primeiro piso destaca-se a bela bow window a encimar a porta de acesso aos pisos superiores, ficando um conjunto de três janelas fundas em arco, sobre a porta do comércio lateralmente à bow window.


Villa Theatro, Braga

Os pisos superiores apresentam conjuntos de três janelas fortemente marcadas na horizontal, sendo o último piso destacado por falsa colunata, janelas em mansarda de desenho parisiense, mas aqui revestida a cobertura, em telha de canudo com beiral ao invés do zinco usado nas coberturas parisienses.

As cores originais, tons de rosa, cinzas e brancos foram agora substituídas por tons e cores contemporâneas de amarelo mostarda, branco marfim e branco creme, sendo também a fachada posterior de desenho simétrico continuando a mesma atitude contemporânea, assumida na resolução espacial e funcional de todo o interior. A cobertura antes em telha marselha é agora revestida a zinco camarinha de modo a envolver todas as peças presentes na cobertura das ventilações e lanternins.


Villa Theatro, Braga

Surgiram, no desenvolvimento do programa, nove Apartamentos Turísticos de tipologias diferenciadas apoiadas pelas zonas comuns. Da totalidade dos apartamentos, sete são totalmente diferentes, tendo sido o atelier a desenhar / fornecer o "Interior Design" (quadros, móveis, iluminação).

Foi preconizada uma nova caixa de escadas, integrando um elevador (inexistente, no projecto inicial), um grande saguão (dois pequenos, no projecto inicial) e o aproveitamento de um terraço no piso 1 (existiam vários anexos que foram demolidos).


Villa Theatro, Braga

O projecto começou em 2016 e terminou em 2022, após três anos de obra, de um acompanhamento intenso da equipa projectista, dono de obra, fiscalização e empreiteiro geral.

Ficha Técnica

Nome do Projecto:  Villa Theatro
Atelier de Arquitectura: Arquitectos Aliados, Lda
Arquiteto responsável: Susana Leite . arq / Luis Barbosa e Silva . arq
Website: arquitectosaliados.com
Instagram: www.instagram.com/arquitectosaliados
Localizaçã: Avenida da Liberdade, 729, Braga, Portugal
Ano de conclusão da obra: 2022
Área total construída (m2): 960 m2
Proprietário: villatheatro.com
Construtora: Invenio
Engenharia: Encep (estruturas), E3E (mecânicas), Speed of Light (electricidade / ited), Enga Luisa Miguel (hidráulicas) Amplitude (acústica), Exactusensu (seg. contra incêndio)
Decoração de interiores: Arquitectos Aliados, Lda (responsável: Susana Leite, arq.)
Fotógrafo . Architectural photographer: Ivo Tavares Studio
Website: www.ivotavares.net
Facebook: www.facebook.com/ivotavaresstudio
Instagram: www.instagram.com/ivotavaresstudio


Villa Theatro, Braga