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Banco de Investimento brasileiro aposta no imobiliário em Portugal

29 de abril de 2022

Não são só os assalariados e as classes altas brasileiras que procuram Portugal para trabalhar ou residir. Há muito que importantes grupos do país-irmão escrutinam o mercado para aqui investir. O caso mais recente é o BTG Pactual, com sede em São Paulo.

O BTG Pactual (Banking and Trading Group Pactual) é um banco de investimento brasileiro, com 40 anos de existência, especializado em capital de investimento e capital de risco, administração de fundos de investimento e gestão de activos.

No Brasil, a área imobiliária do BTG Pactual tem sob gestão um património de 2,9 mil milhões de euros e se a isto se somar o valor de Real Estate em toda a América Latina, então esse montante ascende a “21 bilhões de Reais” (segundo a imprensa brasileira), o equivalente a 4 mil milhões de euros.

Segundo confidenciou ao portal económico brasileiro NeoFeed Michel Wurman, responsável pela área de real estate do BTG Pactual, “até o fim do ano teremos 300 milhões de euros sob gestão em Portugal.

A primeira compra concretizada e em andamento de obra de reabilitação é o hotel Eden, no Estoril em fase de conclusão. O responsável pela área imobiliária do banco de investimento brasileiro afirma porém que, em breve, estarão no mercado de shopping centers.

 

O renovado Hotel Eden, no Estoril

Segundo aquele gestor, o Hotel Eden, no Estoril. “É um lugar emblemático”. “É um trophy asset” – sublinha. O prédio, de 12 pisos, será “um misto entre hotel e residências com serviços hoteleiros” e será gerido por uma cadeia hoteleira seleccionada. O investimento, ainda segundo o gestor, ascende a 100 milhões de euros. No total, são 40 quartos de hotel e 20 residenciais com cerca de 200 m2 cada e que custarão ao redor de 4 milhões de euros.

No mercado do Retail, o gestor das área imobiliária do BTG Pactual não abre tanto o jogo, mas refere que os alvos são “shoppings de médio porte, entre 12 mil e 25 mil metros quadrados de ABL (área bruta locável), em cidades médias” portuguesas. No entanto é provável que o primeiro elo dessa cadeia de shoppings que o BTG pretende montar em Portugal comece mesmo pela área do Grande Porto. Não irá sozinho nesta exploração do mercado de Retail nacional: “Estamos com um dos ícones do mercado de shopping center do Brasil connosco nesse projecto”,  adianta Michel Wurman.

“A estratégia do banco é criar um movimento de consolidação, em Portugal, chegando a mais de 10 shoppings” – revelou ainda àquele portal.