CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Carlos Moedas, presidente da CM Lisboa na Gebalis

Bairro Padre Cruz recebe 10 elevadores

26 de abril de 2024

O Programa Morar Melhor – Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa apresentou hoje uma nova empreitada, no Bairro Padre Cruz. Com um investimento de 1 228 863,90 euros + IVA, o projecto de instalação de 10 elevadores em edifícios localizados na Rua Rio Sado e na Rua Rio Guadiana vai beneficiar 201 fracções e aproximadamente 500 moradores.


Gebalis

Fernando Angleu, Presidente do Conselho de Administração da Gebalis, explica que “esta é uma obra que visa melhorar a acessibilidade e habitabilidade dos fogos e das zonas comuns de dez lotes no Bairro Padre Cruz. Tendo em conta o número de pessoas idosas que aqui habitam, esta intervenção responde a uma necessidade que há muito tinha sido identificada e à qual conseguimos agora responder. Esta instalação é totalmente nova, o que eleva ainda mais a importância deste investimento e o impacto na qualidade de vida dos moradores”.

Está considerada na empreitada a construção de seis núcleos necessários para instalação de 10 novos elevadores e todas as intervenções necessárias para cumprimento da legislação de segurança, segurança contra incêndios, acessibilidades, iluminação, eletricidade e ventilação. Serão ainda construídas duas rampas para assegurar o acesso necessário em dois dos lotes.


Gebalis

Esta empreitada faz parte de um conjunto de 58 que compõem o Plano de Reabilitação acordado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis e que teve início em 2023. Até ao final de 2024 estarão concluídas as primeiras obras de reabilitação dos bairros 2 de Maio, Açucenas, Alfinetes, Boavista, Bom Pastor, Condado, Flamenga, João Nascimento Costa, Padre Cruz, Rego e Telheiras Sul.

Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o Programa Morar Melhor inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8614 frações, e reabilitação direta de 1545 fogos habitacionais.