CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Azora Capital lança-se no mercado de Data-Centers em Espanha e Portugal

9 de fevereiro de 2024

A espanhola Azora Capital, empresa com mais de 6,5 mil milhões de activos sob gestão - e que em Portugal detem um portefólio de cinco hotéis de 5 estrelas, quatro no Algarve e um no Porto, lança-se no mercado dos Data-Centers.

Em colaboração com a Core Capital, lança a plataforma Quetta Data Centers para investir mais de 500 milhões de euros na construção de uma rede de 6 data centers “Edge” altamente eficientes em Espanha e Portugal.

Quando concluído, a capacidade de dados do portfólio excederá 60 MW e utilizará 100% de energia renovável para criar a primeira rede ecoeficiente de data centers [da Península Ibérica] com uma

classificação PUE (Power Usage Effectiveness) inferior a 1,15. Os data centers edge representam uma nova categoria de data centers que se caracterizam por oferecer soluções tecnológicas para empresas que exigem baixa latência no processamento e transmissão de dados. Estes data centers estão localizados perto de grandes centros urbanos, próximos aos consumidores finais, a fim de reduzir o tráfego de dados com grandes data centers em hiperescala, que geralmente estão localizados a uma distância considerável dos usuários finais.

Este investimento marca a entrada da Azora no sector ibérico de data centers, com base na convicção de que esta classe de activos experimentará um forte crescimento na procura nos próximos anos, impulsionado por ventos favoráveis estruturais e por uma aceleração na forma como as empresas e a sociedade consomem dados. Os seis activos, predominantemente localizados em Madrid, Barcelona e Lisboa, permitirão à Azora “aproveitar a excelente oportunidade de mercado local, impulsionada pela geolocalização da península, pelo acesso a fontes de energia renováveis e pela proximidade a infraestruturas de comunicação mais amplas, incluindo cabos submarinos intercontinentais” - refere a empresa.

Os clientes-alvo da Quetta - assim se designa o novo projecto - são empresas com elevado tráfego de dados, como fornecedores de conteúdos, IoT ou jogos, que requerem baixa latência, ou seja, tempos de atraso muito baixos na transmissão de pacotes de informação.

Um dos 06 Data Centers já começou a ser construído em Madrid.